.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Liquidificador da “informação”: Neymar e Ganso deixam Dunga em depressão

Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.

Dia 11 de agosto. Show da seleção de Mano, Ganso e Neymar. Alguém deveria perguntar ao Dunga o que ele achou do jogo, né? Empolguei com o time e arrisco a dizer – que perigo – que Mano é a esperança para o futebol-arte tal qual foi Lula para o país no seu primeiro mandato. Aliás, uma sequência de Lula (da Silva): ato um, sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011 que apresenta meta de R$ 125 bilhões para o superávit primário do setor público. Ato dois, participou de comício com Dilma Rousseff (PT), em Belo Horizonte com participação do candidato ao governo de Minas, Hélio Costa (PMDB). O presidente reforçou a importância dos candidatos da base aliada serem eleitos e Dilma afirmou que fará de seu governo uma sequência da atual gestão. Ato três, assinou decreto contendo resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU que impõe sanções ao Irã por suposto desrespeito aos artigos do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que incluem inspeções de navios e aviões e bloqueio de transações de 40 bancos e empresas do país – em entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ressaltou que o governo foi contra a resolução da ONU e que as empresas brasileiras não serão atingidas pelo decreto (dá pra entender?).
Rolou a divulgação pelo Ministério da Fazenda do documento “Economia Brasileira em Perspectiva”, em que apresenta suas projeções para a economia do país em 2010 – entre outras coisas, o relatório projeta a atividade econômica (com destaque para a variação do PIB), os índices de inflação e as taxas de juros no país. Lá em Altamira, no Pará, um discurso realizado pelo cacique Raoni Meturktire, líder dos índios Caiapós em Mato Grosso, disse que as jovens lideranças indígenas devem assumir a luta contra a construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) – Meturktire disse que “enquanto eu estiver vivo direi não, não à destruição dos povos indígenas” e alertou sobre o governo insistir na construção da usina sem consultar as populações indígenas.
Da treta dos nossos vizinhos: o encontro dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, em Santa Marta (Colômbia), resultou no restabelecimento de relações diplomáticas entre os países – Chávez anunciou rompimento das relações com a Colômbia em 22 de julho pelo fato de o país ter solicitado na Organização dos Estados Americanos (OEA) a formação de uma comissão para averiguar a suposta presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano (e que a paz dure ad eternum). O IBGE soltou a “Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário”, referente ao mês de junho, que apontou crescimento de 0,5% no número de empregos no setor. Hoje estou muito detalhista nesse liquidificador. Curtinhas: Dado Dolabella diz que é "assustador" saber que pode ir para a cadeia; aeronáutica busca registro de discos voadores e ETs (minha casa...) no Brasil; dois mortos e um ferido na ocupação do Morro do Turano no RJ para instalação de nova Unidade de Polícia Pacificadora;  USP vai tirar bônus para aluno de escola pública; governo tenta liberar genéricos para câncer; concurso para promotor na Paraíba tem 100% de reprovação. Até amanhã.

Thiago Domenici, jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics