Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.
Dia 6 de agosto. Rolou o debate na TV Bandeirantes entre os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) – enquanto o Internacional perdia o jogo mas ganhava vaga na final da Libertadores e sua vaga no mundial de clubes. No debate, Serra e Dilma falaram sobre seus projetos na área de saúde e emprego, Marina disse que ira priorizar a área de saúde, pois acredita que “a saúde não pode esperar nem um momento”, enquanto Plínio disse que “há um problema de desigualdade social” a ser enfrentado “com firmeza”. De certo, tirando o candidato do PSOL, que colocou lenha na fogueira, o debate foi frouxo e pouco esclarecedor.
Ainda eleições: a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou pesquisa encomendada ao instituto Sensus, sobre as intenções de voto para a presidência, que aponta liderança da candidata Dilma Rousseff (PT) com 41,6%, seguida por José Serra (PSDB) com 31,6% e Marina Silva com 8,5% (foram ouvidas 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados). E essa hem? O depoimento do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, à Polícia Federal, em Brasília (DF), durante o qual afirmou que a violação de seu sigilo bancário e fiscal e o vazamento dos dados para a imprensa é de inteira responsabilidade de Dilma Rousseff (PT) – ele afirmou que a montagem do dossiê partiu do comando da campanha petista, com único intuito de atingir a candidatura de José Serra.
Enquanto isso, no gabinete do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, o presidente Lula se reunia com o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho – Marinho disse que “num determinado momento da conversa, ele falou da campanha e candidatura da ministra, mostrando-se muito otimista”. Depois do debate o que será que ele disse?
Do mundo econômico: nota emitida pela Embratel anunciou que lançará oferta pública voluntária (OPA) para a aquisição de até 100% das ações preferenciais (à exceção das ações detidas pela empresa) de emissão da Net, pagando até R$ 23 por ação, num total de R$ 4,579 bilhões.
Quem viu? O manifesto publicado por 12 associações industriais nos jornais de maior circulação do Brasil, em que defendem a política de financiamentos adotada pelo BNDES - entre as entidades que assinaram o documento estão a Abimaq e o Sindipeças, sindicato das fabricantes de autopeças (“A ideia surgiu porque estamos assistindo a um ataque violento ao BNDES. Liguei para todo mundo (associações nacionais) e falei que tínhamos de fazer a defesa do banco. Se não fosse o BNDES, estaríamos mortos aqui, chorando sangue”, disse o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto).
Em entrevista coletiva a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), classificou como “farsa” os acordos fechados entre o Ministério Público Federal (MPF) com frigoríficos e produtores rurais da Amazônia contra o comércio de carne bovina produzida em fazendas desmatadas ilegalmente ou com registro de trabalho escravo e disse que a carne produzida na região não tem origem legal, “nem teria como ter” - segundo ela, a Corregedoria do MPF decidiu abrir sindicância para investigar o caso. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse no lançamento do Movimento Empresarial pela Proteção e Uso Sustentável da Biodiversidade, em São Paulo, que o Ministério pretende elaborar uma proposta de alteração no Código Florestal – o objetivo é oferecer uma alternativa ao projeto de lei apresentado pelo deputado federal Aldo Rebelo (PcdoB-SP), recentemente aprovado em comissão especial na Câmara dos Deputados.
Parabéns pro papai... a aprovação pelo Senado, na última quarta-feira, de projeto de lei que determina que a paternidade pode ser reconhecida mesmo se o exame de DNA. O projeto determina que outras provas podem fundamentar a ação, convencendo o juiz sem a necessidade do teste. Para fechar, atrasadíssimo nesta sexta, volto com o liquidificador na segunda: divulgação pelo Departamento de Estado dos EUA do “Country Reports on Terrorism for 2009”, relatório sobre o terrorismo no mundo, segundo o qual o braço da Al Qaeda no Paquistão é a maior “ameaça terrorista” contra o país – Irã, Síria, Cuba e Sudão são classificados pelo documento como apoiadores de organizações terroristas. Você acredita nesse relatório feito pelos EUA?
Thiago Domenici, jornalista.
Já acompanhava as matérias assinadas pelo Thiago em Caros Amigos, em que seu estilo direto e claro, talves um ótima influência do Serjão, manisfestava-se, como agora. Enfim, um jornalista grande desponta para acrescer aos outros, verdadeiramente dignos dessa profissão. Avante....
ResponderExcluirAlô, Celso. Valeu a força. Fiquei feliz com seu comentário. Abração e volte sempre! Thiago Domenici
ResponderExcluir