.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

O TIME


ARTICULISTAS E CRONISTAS:

Carlos Conte 
É sociólogo, professor e cronista (mas também se aventura por outros gêneros). Mantém a coluna mensal Casa de Loucos, título que homenageia os mestres João Antônio e Lima Barreto.

Celso Vicenzi
Jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, com atuação em rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Escreve humor no tuíter @celso_vicenzi. “Tantos anos como autodidata me transformaram nisso que hoje sou: um autoignorante!” Mantém a coluna Letras e Caracteres no NR.

● Cidinha da Silva
Prosadora, iniciou a carreira literária em 2006 e tem seis livros publicados, dentre os quais destacam-se Os nove pentes d’África (novela, 2009) e Kuami (romance infantil/juvenil, 2011). É uma das 100 autoras e autores negros, cuja obra foi analisada na coletânea Literatura e Afrodescendência: antologia crítica (Editora UFMG, 2011). Tem alguns textos em processo de adaptação para o cinema e outros encenados no teatro. Em 2010, seu primeiro livro, Cada tridente em seu lugar, embasou a campanha publicitária Novembro Negro, promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), em Salvador. O spot pode ser visto no youtube. É editora do blogue cidinhadasilva.blogspot.com e no Nota de Rodapé mantém a coluna mensal Dublê de Ogum.

 Daniel Guimarães 
 Florianopolitano exilado em São Paulo, ex-jornalista em atividade. Anti-editor do site TarifaZero.org e integrante do Movimento Passe Livre. Acompanhante Terapêutico, estudando para ser psicanalista e, principalmente, acima de tudo Rubro Negro. Mantém a coluna mensal EM TRANSE

Fernanda Pompeu
Carioca desde 1955, mora em Sampa faz 40 anos. Escritora por vocação e teimosia, singra (e, às vezes, sangra) pelas páginas de roteiros, reportagens, artigos, perfis, publicidades, crônicas. Escreveu um pouco para rádio e bem pouquinho para cinema. Corre atrás mesmo é da literatura. É autora do 64, livro de microcontos, publicado pela Brasiliense. Também adora escrever para blogs como NR, onde mantém a coluna Observatório da Esquina.

Fernando Evangelista
É jornalista e documentarista. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Jornalismo pela Unisul. É mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra, Portugal, curso onde foi aprovado em primeiro lugar. Trabalhou por muitos anos no jornalismo impresso. Entre os eventos internacionais que cobriu, como repórter especial da revista Caros Amigos,destacam-se a reunião do G-8 em Gênova em 2001; a Operação Escudo Defensivo na Palestina em 2002; a guerra no Iraque em 2003; a guerra no Líbano em 2006 e o conflito entre curdos e turcos em 2007. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos por uma reportagem sobre a questão agrária no interior de São Paulo. Além de jornais e revistas no Brasil, tem reportagens publicadas na Itália e na Alemanha. Foi professor da Faculdade Estácio de Sá. Em abril, lança O Piano de Casablanca, livro de crônicas editado pela Insular. Atualmente é diretor da Doc Dois Filmes.

Júnia Puglia
Paulista há 55 anos, brasiliense desde os 17. Fugitiva da escola em tenra idade, driblou os efeitos desse desatino na leitura e na escrita, tendo adquirido muita experiência como redatora e tradutora. Encerrou recentemente uma longa carreira de serviço à ONU. Na vida profissional, já fez e inventou de tudo um pouco, e agora se aventura a compartilhar observações e impressões pelo espaço digital com a coluna De um tudo.

Maria Shirts
Formada em Relações Internacionais, sonha em ser correspondente na Rússia e arredores. Depois de acordar, milita em prol do transporte público em São Paulo, faz pós-graduação em Jornalismo Internacional na PUC, trabalha na Santa Clara Ideias e escreve pro Posfácio, pro Esparrela e pro NR, onde mantém a coluna Transeunte Urbana.

Marcos Grinspum Ferraz
Formado em Ciências Sociais pela USP, pensou em seguir pelo caminho da Antropologia, mas acabou tomando o rumo do jornalismo (e da música). Trabalhou por cerca de dois anos na Folha de S.Paulo, no caderno Ilustrada, e colabora com a revista Super Interessante de Portugal, e atualmente é repórter na revista Brasileiros. Também é saxofonista da banda Trupe Chá de Boldo. No blog mantém a coluna mensal Verbo Sonoro sobre música e cultura.

 Moriti NetoJornalista. Editor da Rede Brasil Atual, é também colaborador da Revista Fórum - Outro Mundo em Debate - e do blogue Futepoca. Dirigiu o documentário Galo x Leão - O Confronto de Classes em Jogo (2008). Foi colaborador da Revista Caros Amigos e repórter de jornais do interior de São Paulo. Mantém também a coluna de reportagens Escarafunchar.


 Nina Madsen
Escreve por gosto e necessidade desde que se lembra. Formada em Letras, caminhou pelos campos da educação até que se fez feminista e socióloga, por azar ou sorte. Integra o colegiado de gestão do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, o CFEMEA, e colabora com a Universidade Livre Feminista. Aventura-se pelo avesso do mundo quinzenalmente, na coluna Crônicas do desmundo, no Nota de Rodapé.

Ricardo Sangiovanni
Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Literatura e Artes pelas universidades de Bergamo (Itália), Sheffield (Inglaterra) e Nova de Lisboa (Portugal). Foi repórter dos jornais Folha de S.Paulo (2007-09) e A Tarde (2006-07) e dirigiu o documentário "Bolívia: Para Além de Evo Morales" (2007), projeto independente apoiado pela TVE-Bahia e Ufba. Coordena o blog O Purgatório e mantém no NR a coluna Mistério do Planeta.

● Thiago Domenici33 anos, jornalista é editor e coordenador do Nota de Rodapé. Atualmente trabalha na revista Retrato do Brasil. Antes trabalhou na Revista do Brasil e site da Rede Brasil Atual como repórter; é um dos autores do livro-reportagem Brasil Direitos Humanos 2008 da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e do documentário Caso da Escola Base (2004), vencedor de dois prêmios; em 2005 ganhou o prêmio Andifes de Jornalismo pela revista Caros Amigos, do mestre e inesquecível Sérgio de Souzaonde foi durante cinco anos Secretário de Redação, Repórter e Editor de conteúdo do site.

Tomás Chiaverini
Autor do romance Avesso (Global, 2011), e dos livros-reportagem Festa Infinita – o entorpecente mundo das raves (Ediouro, 2009), e Cama de Cimento – uma reportagem sobre o povo das ruas (Ediouro, 2007). Como repórter colaborou para Folha de S. Paulo, revista Piauí, revista Retrato do Brasil, entre outros. Atualmente, além de aparar as arestas do seu próximo romance, trabalha no programa Roda Viva, da TV Cultura. No NR mantém a coluna mensal Abelha na Orelha, sobre Cultura e Mídia.


ILUSTRADORES:

 Camila Rocun
Graduanda em Design Digital, ilustradora e apaixonada por cinema, divide seu tempo entre fazer arte pelo Portal R7 e ser mãe do Léo. Por ter nascido e crescido na periferia de SP, reconhece o graffiti e a cultura alternativa como suas principais referências na hora de colocar o lápis no papel. Mais do seu trabalho.

 Caco Bressane
Arquiteto e ilustrador paulistano. Publica, desde o início de 2010, desenhos (quase) diários em seu Flickr; aqui no NR suas ilustrações irão abordar temas do cotidiano e da formação cultural brasileira.

 ● Fernando Carvall
Ilustrador e caricaturista, publica na Folha de S. Paulo desde 1990. É um dos grandes nomes da ilustração brasileira. Carvall também é professor do Senac há quase 20 anos e mantém o Estúdio Saci.
● Fernando Vianna 
A graduação em Engenharia, o MBA em Finanças e os anos de trabalho em escritório atrapalharam um pouco a formação em artes gráficas, que acabou ficando por conta da vida. Mas ela fez a parte dela direitinho e estou aqui para ilustrar a coluna De um tudo de Júnia Puglia.

● Ligia Morresi
Paulistana, é designer gráfico e multimídia. Trabalhou na Caros Amigos e na agência Máquina da Notícia. Atualmente é parte da equipe de arte do Valor Econômico e do Estúdio Saci, e tenta administrar seu tempo como profissional, mãe de dois pequenos, decoradora, artesã e jardineira nas horas vagas.

● Kelvin Koubik "Kino"
Percussionista nas noites de Porto Alegre, gremista, ilustrador e grafiteiro, fez do desenho a sua ferramenta de comunicação primeira. O inglês tá só no nome, é americano debaixo da linha do Equador. Aficcionado pela cultura brasileira, não troca seu bá pelo okey de ninguém. Atualmente ilustra a coluna mensal Batucando, mas como um bom jogador polivalente vai ilustrar outros campos, de acordo com a necessidade do time.

● Marcelo Martins Ferreira
Paulistano, designer e músico, suas composições gráficas e sonoras não se separam. Compõem de maneira conceitual, possibilitando a reprodução de ambas maneiras. Organizador de eventos culturais da cena independente de São Paulo, expõem suas artes gráficas em casas de show.

 Victor Zalma
Ilustrador, artista visual e vj recifense. Desde 2010 está radicado em São Paulo. Já trabalhou com ilustrações e caricaturas para revistas nacionais e estrangeiras (Coquetel Molotov, Caros Amigos, CréATions); participou da história em quadrinhos sobre o cultuado e “maldito” Itamar Assumpção; fez projetos gráficos e arte para os álbuns de Leo Cavalcanti, Bocato, Profiterolis e Apanhador Só, além de cartazes de shows e festivais.


COLABORADORES EVENTUAIS:

● Alexandre Luzzi
Depois de cursar quatro anos de Engenharia mecânica tomei a decisão nada óbvia de estudar Educação Física.  Já formado e diante de várias opções na área, treinador, pesquisador, empreendedor, identifiquei que desejava ser educador. Minha motivação? A paixão por tudo aquilo que tem como princípio a desconstrução. Entre tantas, duas: a capoeira e a filosofia. Ambas extremamente corporais. Atualmente atuo como professor e idealizador do Espaço Tai Ken - Corpo e saúde e mantenho no NR a coluna mensal Corpo a Corpo, sobre cultura, corpo, mentesaúde e afins.

 Ana Mendes
Gaúcha de nascimento, errante de coração e profissão. Fotógrafa e cineasta documental formada em Ciências Sociais. Trabalha como fotojornalista freelancer entre Brasília e Porto Alegre. A coluna Faço Foto, aqui no Nota de Rodapé, irá debater o ofício de fotógrafos brasileiros que trabalham com a temática social em fotos de caráter documental, jornalístico e artístico.

●  André Carvalho
Jornalista, sambista e defensor da cultura popular brasileira. É colaborador das revistas Carta Capital e Retrato do Brasil, blogueiro no Couro do Cabrito e roteirista no É Batucada! Fez do samba sua trincheira e batalha por ele com a caneta e com o reco-reco. Toca a coluna Batucando.

 Izaías Almada
Escritor, dramaturgo e ex-jornalista. Autor, entre outros, dos romances "A Metade Arrancada de Mim", "Florão da América", do memorial "Teatro de Arena, uma Estética de Resistência". Adaptou o romance "A Selva" de Ferreira de Castro para o cinema. Foi colaborador da Revista Caros Amigos e mantém a coluna Pensando Alto.

 Ricardo Viel
É advogado de formação e jornalista por opção (ou teimosia). Já foi vendedor, professor de espanhol, tradutor, advogado, pesquisador, mas o que queria mesmo era ter sido jogador de futebol. Tem 30 anos, vividos em seis cidades diferentes, atualmente em Salamanca, Espanha, onde faz mestrado. Trabalhou no portal Última Instância, na Folha de S. Paulo e no R7. Já escreveu para a Caros Amigos, Retrato do Brasil, Fórum, Cult e Arcadia e Portafólio (ambos da Colômbia) além do NR.

QUEM JÁ COLABOROU:

● Dr. Rino (pseudônimo), médico
Sofia Amaral, produtora e roteirista
Tadeu Breda, jornalista
Rodrigo Mendes de Almeida, jornalista
Paulo Rodrigo Ranieri, jornalista e professor
Thiago Barbieri, jornalista
Fabiana Cardoso, produtora e jornalista
Natalia Mendes, jornalista
Andrea Dip, jornalista
Marina Amaral, jornalista
Gustavo Brigatto, jornalista
Flávio de Carvalho Serpa, jornalista
Renato Pompeu, jornalista e escritor
Veruscka Girio, designer e produtora multimídia
João Peres, jornalista 
Victor Moriyama, fotógrafo
Web Analytics