A manchete que fala de estacionamentos na cidade: “Estacionar o carro vira missão impossível” afirma que a frota de veículos cresceu 95,5% em dez anos e que faltam vagas para estacionar o carro (somente no centro faltam 14 mil vagas). São 9 mil estacionamentos com, aproximadamente, 1 milhões de vagas na cidade. E os preços, ao que parece, são cada vez mais adequados ao desespero do motorista que se submete a pagar até 20 reais por hora. O jornal diz que o reajuste do estacionamento mensal em 2010 foi de 24%. Fosse SP uma cidade que tivesse um Plano Diretor que privilegiasse o transporte público e coletivo em vez de construir Pontes Estaiadas e avenidas além de dar de mamar ao setor imobiliário teríamos uma mobilidade urbana menos caótica e desgastante tanto para nosso bolso quanto para nossas emoções. Enquanto isso, continuaremos a enxugar gelo. (Thiago Domenici)
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Enxugando gelo
O Jornal Metro que recebi no farol hoje, quarta-feira, traz uma manchete que mostra em dados – espero que confiáveis – a reprodução insana de um modelo de transporte individual – o carro – que já está em colapso há muito tempo. A cidade de São Paulo, cada vez mais afogada, não dá mais conta de tantos carros – 5,5 milhões – tanto que o rodízio já não tem efeito de melhoria no trânsito desde o ano passado.
A manchete que fala de estacionamentos na cidade: “Estacionar o carro vira missão impossível” afirma que a frota de veículos cresceu 95,5% em dez anos e que faltam vagas para estacionar o carro (somente no centro faltam 14 mil vagas). São 9 mil estacionamentos com, aproximadamente, 1 milhões de vagas na cidade. E os preços, ao que parece, são cada vez mais adequados ao desespero do motorista que se submete a pagar até 20 reais por hora. O jornal diz que o reajuste do estacionamento mensal em 2010 foi de 24%. Fosse SP uma cidade que tivesse um Plano Diretor que privilegiasse o transporte público e coletivo em vez de construir Pontes Estaiadas e avenidas além de dar de mamar ao setor imobiliário teríamos uma mobilidade urbana menos caótica e desgastante tanto para nosso bolso quanto para nossas emoções. Enquanto isso, continuaremos a enxugar gelo. (Thiago Domenici)
A manchete que fala de estacionamentos na cidade: “Estacionar o carro vira missão impossível” afirma que a frota de veículos cresceu 95,5% em dez anos e que faltam vagas para estacionar o carro (somente no centro faltam 14 mil vagas). São 9 mil estacionamentos com, aproximadamente, 1 milhões de vagas na cidade. E os preços, ao que parece, são cada vez mais adequados ao desespero do motorista que se submete a pagar até 20 reais por hora. O jornal diz que o reajuste do estacionamento mensal em 2010 foi de 24%. Fosse SP uma cidade que tivesse um Plano Diretor que privilegiasse o transporte público e coletivo em vez de construir Pontes Estaiadas e avenidas além de dar de mamar ao setor imobiliário teríamos uma mobilidade urbana menos caótica e desgastante tanto para nosso bolso quanto para nossas emoções. Enquanto isso, continuaremos a enxugar gelo. (Thiago Domenici)
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