por Júnia Puglia ilustração Fernando Vianna*
A convivência nos espaços comuns e públicos implica um exercício constante de observação, respeito, tolerância e paciência. Dá trabalho, mas sem ela a vida fica muito sem graça. Se eu só convivo com gente conhecida, que vive uma vida parecida com a minha, ou com quem já estou de acordo, que pensa e age como eu, a conversa vai ficando aguada, a energia mingua. Afinidade a gente precisa ter, mas é com os amigos, os poucos escolhidos.
Talvez por isso me seja tão difícil seguir uma ideologia política, uma religião, ou frequentar grupos fechados de qualquer natureza, sejam de funcionários internacionais, gays, lésbicas, negros, arianos, feministas, evangélicos, católicos, veganos, petistas ou qualquer outro. Sempre me dão a sensação de que a mistureba lá fora é bem mais interessante e divertida. E apronta das suas. Todo mundo tem suas histórias de gente espaçosa ou inconveniente.
Viajando de São Paulo a Campinas de ônibus, meses atrás, eu e todos os outros poucos passageiros acompanhamos involuntariamente uma longa negociação sobre as obras de reforma de um escritório, cuja dona tratava ao celular, a viagem inteira, como se nada. Alguns anos antes, provando roupas numa loja, entreouvi uma mulher dizendo que poria o nome de Saddam Hussein no filho que esperava, por sua enorme admiração pelo dito cujo.
Esta me aconteceu em Cuernavaca, no México. Havíamos chegado, um grupo de mulheres de diferentes países, para uma reunião de trabalho, que começaria na manhã seguinte. Era domingo à noite, e todas nos encontramos no restaurante do hotel para jantar. Muitas já nos conhecíamos, umas doze pessoas, e acabamos sentando todas juntas. O papo rolava solto, até que começou uma conversa de criticar e ridicularizar os homens, algo que as pessoas em geral associam facilmente às feministas. Havia várias ali, mas posso assegurar, com conhecimento de causa, que falar mal dos homens não é uma prática frequente nem apreciada nesse meio. Isso é coisa de gente ressentida e mal resolvida, feminista ou não, e se aplica também a homens que se juntam para desqualificar as mulheres.
Fui ficando, na expectativa de que o assunto mudasse logo. Como isso não aconteceu, me mandei dali. O caminho até o meu quarto era ao ar livre, entre jardins bem cuidados. Logo notei outra pessoa andando na mesma direção e me dei conta de que era uma mulher do grupo, desconhecida para mim. Ela me alcançou e nos apresentamos. Constatei que se tratava de uma nova colega, mexicana, recém-chegada à minha organização. Comentei do meu incômodo com o assunto do grupo, e ela me disse que havia saído pelo mesmo motivo. Começamos a conversar uma conversa que dura até hoje, mais de dez anos depois, sobre tudo quanto há, salpicada de encontros em diferentes lugares, visitas mútuas, incrível cumplicidade e muitas garrafas de vinho tinto. Amigas de infância.
Então, enquanto andamos por aí, vivendo e convivendo no trabalho, na rua, no supermercado, aguentando malas sem alça, ouvindo comentários banais ou babacas e conversas às vezes divertidas, eventualmente atravessadas, podem acontecer grandes encontros, que tornam tudo mais fácil e gratificante. E fazem toda a diferença. Aposto que já aconteceu com você.
* * * * *
*Júnia Puglia, cronista, mantém a coluna semanal De um tudo. Ilustração de Fernando Vianna, artista gráfico e engenheiro, especial para o texto.
13 comentários:
Como è bom ter amigos .E eles surgem, na maioria das vezes, do nada, vindos do alèm ao nosso encontro. Tenho amigas e amigos de 30,40 anos cujas presencas alegram o passar do tempo.
Boa ideia,Junia.Mais um momento de leitura agradavel.
Beijos da Mummy Dircim
Bom demais o texto como sempre, Junia! Quer coisa melhor do que essas amizades cultivadas ao longo dos dias, meses e anos? Nos deliciamos com elas e a leveza que trazem às nossas vidas. Não sei qual a magia que elas encerram, mas sei que posso ficar meses e até anos sem ver uma amiga, mas quando a reencontra, parece que a vi ontem ... bom demais! Beijos pra ti e pra Mummy Dircim, uma amiga mais do que especial!
https://bayanlarsitesi.com/
Göktürk
Yenidoğan
Şemsipaşa
Çağlayan
26OSN
Malatya
Kırıkkale
Aksaray
Bitlis
Manisa
UJİC
sakarya
elazığ
sinop
siirt
van
2DYHN
0D807
Gate io Güvenilir mi
Isparta Parça Eşya Taşıma
Bitfinex Güvenilir mi
Gölbaşı Fayans Ustası
Etimesgut Parke Ustası
Gümüşhane Şehir İçi Nakliyat
Tunceli Şehirler Arası Nakliyat
Niğde Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Marangoz
64D6F
Sui Coin Hangi Borsada
Karaman Parça Eşya Taşıma
Trabzon Şehir İçi Nakliyat
Adıyaman Şehir İçi Nakliyat
Mardin Evden Eve Nakliyat
Kırklareli Evden Eve Nakliyat
Bilecik Şehirler Arası Nakliyat
Mardin Şehir İçi Nakliyat
Btcturk Güvenilir mi
84EDD
order steroid cycles
order steroids
order dianabol methandienone
deca durabolin for sale
testosterone propionat for sale
buy sarms
masteron
buy winstrol stanozolol
sarms
1C41E
binance
2EB80
trabzon sesli sohbet uygulamaları
çankırı sesli sohbet
erzurum canlı sohbet siteleri ücretsiz
görüntülü canlı sohbet
artvin rastgele sohbet uygulaması
artvin görüntülü sohbet sitesi
tokat canlı sohbet uygulamaları
ardahan görüntülü sohbet
parasız görüntülü sohbet uygulamaları
06B25
antalya mobil sohbet et
canlı ücretsiz sohbet
bilecik canlı sohbet odası
görüntülü sohbet odaları
şırnak canlı sohbet bedava
bolu sesli sohbet
rastgele görüntülü sohbet uygulamaları
kastamonu en iyi ücretsiz sohbet siteleri
rastgele sohbet
313AC
Bitcoin Nasıl Üretilir
Coin Nasıl Oynanır
Spotify Takipçi Satın Al
Bitcoin Nasıl Alınır
Osmo Coin Hangi Borsada
Binance Madenciliği Nedir
Mexc Borsası Güvenilir mi
Binance Referans Kodu
Coin Nasıl Üretilir
086C3
Youtube Abone Satın Al
Wabi Coin Hangi Borsada
Coin Kazanma Siteleri
Coin Nasıl Kazılır
Spotify Takipçi Hilesi
Pinterest Takipçi Satın Al
Flare Coin Hangi Borsada
Telcoin Coin Hangi Borsada
Binance Referans Kodu
Postar um comentário
Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.