.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sessentona, AI-5 e a Constituição

Dia 10, quarta-feira, fará a Declaração Universal dos Direitos Humanos 60 anos. Uma sexagenária. A semana será cheia de referências sobre o tema; na internet, rádio, televisão - a TV Cultura, por exemplo, terá uma programação especial.
Coincidentemente, também nessa semana, o Supremo Tribunal Federal vai decidir, em Brasília, sobre a demarcação da terra índigena Raposa Serra do Sol. A decisão, pelo que foi noticiado, deverá ser em favor da manutenção das terras, ou seja, dos índios. Se assim for, ponto para o Brasil, que manterá o direito dos povos indígenas a terra, vivo!
Outra data, os 40 anos do Ato Institucional número 5 (AI-5), de 13 de dezembro de 1968, no terrível período militar. Foi o mais abrangente e autoritário de todos os atos institucionais, vigorou até dezembro de 1978.
Também nossa constituição cidadã de 1988 completou 20 anos, um passo adiante no liberdade democrática e nos direitos humanos.
Vale saber mais sobre os temas e mais sobre os direitos humanos que, ao contrário do que pensa a maioria, não serve para defender o "direito dos bandidos."


2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, Thiago! Estou acompanhando o blog e está bem legal. Bom saber que você está atualizando.
Parabéns pela postagem. Bem destacados os assuntos e a relação entre eles.
Quanto ao post anterior, só me resta observar o seguinte: o tricolor é realmente, entre os grandes, o primeiro - e disparado!

Abraço e saudações hexa-tricolores!

Moriti

Thiago Domenici disse...

Valeu, Morita
fica aí dando seus pitacos que são sempre necessários, putabraço, Thiago

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics