.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

O QUE É O BLOG



O Nota de Rodapé (www.notaderodape.com.br) começou em 2005 como uma página pessoal do jornalista Thiago Domenici. A partir de 2008 se tornou coletivo e colaborativo por conta do pouco espaço para novas ideias e autores no mercado do jornalismo tradicional (principalmente o impresso).

Com a proposta “escreva sobre o que te irrita ou agrade muito”, emprestada de Sérgio de Souza, criador da revista Caros Amigos, o espaço juntou nestes últimos anos colunistas de diferentes áreas e temáticas.

De março de 2009 – quando foi implementado o recurso de contagem de visitas do google analytics – até o final de novembro de 2012 foram, aproximadamente, 350 mil visitantes únicos vindos de 150 países; e uma taxa de novos visitantes de 74%. A media atual é de 25 mil visitantes únicos mensais.

Nosso boletim diário enviado por e-mail conta atualmente com mais de 250 cadastros e, no twitter e facebook, são mais de 10 mil leitores e seguidores.

Já fomos citados e reproduzidos em diveros sites de grande audiência como, por exemplo, Observatório da Imprensa, Agência Pública de Jornalismo Investigativo, Revista Fórum, Rede Brasil Atual, Revista do Brasil, Portal Geledés, Observatório da Mulher, entre outros.

Também participamos de algumas edições do programa de entrevistas da TV Cultura, o Roda Viva, como convidados da bancada de tuiteiros (pelo endereço @notaderodape). Entre as participações mais recentes, estivemos nas entrevistas com Mia Couto, escritor moçambicano; Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, Marina Silva, ex-senadora e ministra e Tom Zé, músico e compositor.

Em 2012 ganhamos o reconhecimento do público e fomos escolhidos o melhor blog profissional do país na categoria "Notícias e Cotidiano" do prêmio TopBlog. É a segunda vez que concorremos ao prêmio, que está em sua quarta edição. Cerca de 19 mil blogs se inscreveram dentre as 25 categorias julgadas pelo júri popular e júri acadêmico.

O projeto, é bom que se registre, não tem fins comerciais, mas almeja ir além em sua proposta editorial de jornalismo e arte. Para isso está, sim, aberto a anunciantes que queiram incentivar esta iniciativa de mídia livre.

O espaço é um chamado a boa leitura com conteúdo, debate e reflexão. Se cada texto publicado levar a esse entendimento nossa tarefa estará cumprida com êxito.

Nas colunas semanais e mensais tratamos de literatura, política, direitos humanos, música, cinema, condições de vida... sempre com textos informativos, sejam crônicas, contos, notícias e entrevistas que são publicadas, sempre que possível, com apoio multimídia (vídeos, áudios, ilustrações, fotografias etc). Temos também ilustradores e artistas visuais que engrandecem os escritos com seus traços.

O posicionamento de quem faz o espaço é trazer à pauta temas relevantes, de interesse público, temas tabus, mas não só. Nessas editorias, chamar o leitor a reflexão e, por que não, apresentar a ele novidades que não tratem a cultura como algo superficial é uma das metas.

O NR realiza, sempre que possível, algumas promoções na área de literatura, teatro, tecnologia e música (acesse nossa página de promoções exclusivas). O espaço é, vale ressaltar, um chamado a boa leitura com conteúdo, debate e reflexão. Se cada texto publicado levar a esse entendimento nossa tarefa estará cumprida com êxito.

Aproveite, debata e acrescente ideias. Avise os amigos, volte sempre!

A criação do logotipo do Nota de Rodapé é da amiga e designer Mariana Nóbrega.
Web Analytics