.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Em Logorama, a polícia é o boneco da Michelin e o bandido o Ronald McDonald’s

Todos são marcas ou ícones das marcas
O filme LOGORAMA é muito interessante e se inicia com uma música alegre que pergunta como vai a sua (nossa) felicidade? Todos os personagens são “marcas” ou ícones dessas marcas, como os policiais que são os bonecos da Michelin. É o mundo em que vivemos, cheio de armadilhas e perseguições, desencontros, com a curiosidade de o vilão ser o palhaço Ronald McDonald’s, identificado como um traficante de armas e urânio que só fala palavrões e está fugindo da polícia. O diálogo inicial, antes de aparecer o vilão do Mc Donald’s fala de um passeio que um dos Michelin fez ao zoológico com os filhos. E fala também do sofrimento de alguns animais, em especial de uma sheeta - uma espécie de leopardo. Quando um dos Michelin vai pegar a comida, por sinal num dos concorrentes do McDonald’s, o KFC, o rádio avisa que há um suspeito dirigindo uma van vermelha, um palhaço... Ele está armado e é muito perigoso, uma tremenda gozação. O filme é ao mesmo tempo uma crítica dura ao sistema capitalista, que nos inunda de marcas e logotipos que não acabam mais, mas também uma mensagem de amor.
Parece até ter um simbolismo bíblico: depois da destruição, do apocalipse, a Eva (aqui a gotinha da Exxon) come a maça de novo (o símbolo da Macintosh) e o Adão é um menino imaturo chamado de Big Boy.  Arriscaria dizer que Deus, não sei se numa mensagem direta ou indireta, não quer destruir o mundo. Ele quer que voltemos a ser criativos, livres e não dependentes do SISTEMA. A música final diz mais ou menos o seguinte: "eu não quero um mundo transformado em fogo, quero apenas a luz borbulhando em meu coração... Tenho um desejo no meu coração... Quero apenas que você me ame..." Vale a pena ver... Amazing!...

LOGORAMA é uma animação feita por uma equipe francesa que foi premiada no Festival de Cannes em 2009, bem como no Sundance Festival nos EUA. Abaixo, em inglês. Seria legal se alguém fizesse as legendas para o português.
 

Logorama from Marc Altshuler - Human Music on Vimeo.

Ana Luísa Almada, do Canadá, especial para o Nota de Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics