.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O NR no I Encontro dos Blogueiros Progressistas

Nos dias 21 e 22 de agosto, 330 pessoas de 19 estados brasileiros compareceram ao I Encontro de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo, na sede do Sindicato dos Engenheiros. A ideia do evento foi lançada há cerca de três meses, quando da inauguração do Centro Barão de Itararé de Mídia Alternativa – entidade de estudos e debates sobre democratização na mídia. A reportagem do NR participou dos dois dias de atividades, que começaram pela manhã e se estenderam até 21h, no sábado, e 16h, no domingo.
No primeiro dia, foram debatidos vários temas, como a integração dos blogues dentro de um portal, diversidade informativa, defesa da neutralidade na rede (não neutralidade política, mas para assegurar a "grandes" e "pequenos" blogueiros acesso à mesma velocidade de internet) ampliação da banda larga, capacitação dos blogueiros por meio de oficinas e criação de ações organizadas para lidar com questões jurídicas.
Perceptíveis, nos pequenos stands improvisados com a finalidade de vender livros e revistas, eram as estampas de rostos históricos, ícones da esquerda, como Che Guevara - o mais "presente".
E não eram somente os personagens do passado que davam o ar da graça. A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) era a imagem mais vista entre os vivos estampados. Uma camiseta com os dizeres "Dilma Guerreira", e com a foto da ex-ministra nos tempos de luta contra a ditadura militar foi bastante procurada – e vestida – no evento. Não resta dúvida, claro, os "progressistas" eram, na maioria, de esquerda. Sim, havia mais petistas. Porém, também estavam no encontro pessoas ligadas ao PCdoB, PSTU e PSOL. E até mesmo gente que nem de longe pode ser definida como "de esquerda". Até um blogueiro malufista (quem diria?) esteve por lá. E é mera coincidência que o polêmico senhor Paulo Salim Maluf é o cacique do... Partido Progressista!
No segundo dia, inclusive, aconteceu uma celeuma, talvez a maior de todas, sobre o nome do encontro. Na plenária final, a adjetivação “progressistas” foi alvo de críticas e houve quem quisesse aboli-lo. No entanto, em votação, o título foi mantido, entendido como garantia de mais abertura em relação à orientação política e ideológica dos participantes. Nesse sentido, aprovada no fechamento das atividades, a carta de princípios dos blogueiros menciona "o caráter suprapartidário do evento".
Contudo, o domingo abarcou outras temáticas, mais direcionadas a critérios técnicos. Seis grupos de trabalho foram formados, tendo os relatórios finais aprovados por unanimidade. Um dos principais pontos, consensual, diz respeito a distribuir conhecimentos sobre as ferramentas dos blogues, assim como das redes sociais, pois nem todos possuem saber técnico na área. Daí surgiu a ideia de realizar oficinas nos estados, além da criar uma cartilha sobre software livre, aproximando o público do conceito de construção colaborativa.
Outros aspectos objetivaram fortalecer o trabalho em rede, por exemplo, focando o auxílio jurídico aos blogueiros. Isso se daria por meio da formação de uma rede de operadores do Direito, pois já existem notificações e até ações judiciais promovidas por veículos da imprensa tradicional que, de acordo com muitos blogueiros, desejam cercear a liberdade de expressão de quem nem sempre têm condições financeiras de pagar defesa.
Sobre as maneiras de financiamento, a percepção geral apontou para a necessidade de mobilizar o que foi denominado de "sociedade civil progressista", com o intuito de apoiar os blogues no formato de iniciativas de economia solidária.
Bem, mantido o nome, o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que deve ocorrer em agosto de 2011, promovendo antes encontros estaduais, ainda não tem local certo para ocorrer, mas deseja-se uma cidade que não seja São Paulo. Coerente, já que a proposta fundamental, cerne do evento, é a descentralização e a ampliação do debate público, algo condizente com as características da blogosfera, marcante para a definição das diferenças entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa, conceitos geralmente tão mal utilizados no Brasil.

Moriti Neto é jornalista, colunista do NR e foi nosso representante no I Encontro dos Blogueiros Progressistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics