.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sábado, 30 de outubro de 2010

Kirchner deixa país órfão e muitas incógnitas

A morte inesperada do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner caiu como uma bomba para a população e abriu as portas para a incerteza na política do país. Morreu o principal líder político argentino atual, presidente do partido Justicialista/Peronista e também o criador da corrente Kirchnerismo, que reunia peronistas e membros do partido opositor União Cívica Radical. Um homem que personificava o poder – há quem diga que era viciado nisso –, governava junto com a esposa presidente Cristina Kirchner e que pretendia se revezar com ela na Casa Rosada durante vários mandatos. Ele era o principal candidato para as eleições presidenciais de 2011.
As incógnitas e o vazio político surgidos com a morte de Kirchner colocam um grande desafio para a agora viúva presidente. Como será o governo de Cristina sem Néstor? Ela continuará com o projeto que os dois tinham e será candidata à reeleição em 2011? Apressado, o ministro das Relações Exteriores, Hector Timerman, já anunciou que sim. Reduzirá a estratégia de conflitos desenvolvida pelo casal presidencial desde 2003 – quando ele foi eleito presidente – e começará a pregar a harmonia na sociedade? Ou radicalizará ainda mais sua política, continuando a dividir a população entre os que estão e os que não estão do lado do governo?
Não se sabe. É difícil sair do campo das especulações neste momento. O que sim é latente é a singularidade da política nacional. Não é normal que a morte de um ex-presidente – que já nem tinha tanto apoio assim – devaste o cenário político e deixe um partido órfão em um ano-chave para as eleições. Solidários à dor da presidente, os argentinos se enfileirarem durante horas, em quilômetros, para dar o último adeus ao homem que pilotou a recuperação do país após a crise econômica de 2001, recuperou a auto-estima nacional e colocou militares atrás das grades. Muitos diziam “Força, Cristina” e pediam que ela continuasse firme. Há comoção, mas também a lembrança recente do caos na Casa Rosada em 2001, quando vários presidentes assumiram e renunciaram em meio à crise.Argentina: um país de uma política peculiar e com um passado às vezes trágico. Juan Perón perdeu a mulher e líder dos descamisados, Evita, quando era presidente. Na sua segunda presidência, morreu e deixou a vice e segunda mulher, Izabelita, em seu lugar. Sem apoio, foi deposta pelos militares. Tomara que Cristina, que não tem nada da fragilidade de Isabelita, saiba – agora sozinha – conduzir a Argentina e a difícil máquina de poder deixada pelo marido. E que não caia na tentação de isolar ainda mais o seu governo.

Mariana Camarotti é jornalista e mora na Argentina, especial para o NR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics