.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma mulher em pernas de pau

E eis que eu, uma vez, me apaixonei por uma argentina. Faz muito tempo e eu já nem me lembro seu nome. Daquelas poucas horas em que passamos juntos, tenho claros apenas dois momentos. O primeiro deles foi quando lhe entreguei meu passaporte – ela havia duvidado da minha idade ou da minha nacionalidade. Estava escuro, e ela precisou se contorcer um pouco em busca de luz para ver o que estava escrito. Em seguida, me entregou de volta o documento e, resignada, me deu um beijo (só posso imaginar que se tratava de uma aposta e ela perdeu). A segunda lembrança é de quando ela me disse que andava em pernas de pau e perguntou se eu sabia do que se tratava. Eu disse que sim, mas não acreditava que fosse verdade. Ela então sumiu e voltou alguns minutos depois caminhando por sobre as pessoas. De lá de cima, me olhou e sorriu com deboche, e a mim só me restou admirá-la desde minha limitação terrena, e me apaixonar.
Antes de ir embora, ela me disse que nos encontraríamos outra vez, em algum lugar, porque “o mundo é pequeno como um lenço” – um ditado espanhol. Já faz muito tempo e nós nunca mais nos vimos. Eu guardo essa história dentro de mim, adormecida, e às vezes essa lembrança vem à tona. É sempre o mesmo sonho. Ela flutua por entre a multidão até chegar a mim e me entregar uma rosa. Eu tento segui-la, mas minhas pernas são demasiado pequenas e ela some sem sequer olhar para trás. Na minha mão esquerda, diante dos meus olhos, a flor se transforma em um vaga-lume, que sai voando e brilhando.
É sempre assim. Então eu acordo um pouco assustado, apaixonado, e decidido a comprar um par de pernas de pau.

Henrique de Melo Sabines, mineiro, 30 anos, trabalha na ECT e se dedica à astronomia nos fins de semana. Fã de Drummond, começou a escrever por recomendações médicas. É um dos autores do espaço Cronetas no NR.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado senhor Henrique,
o sindicato das empresas que produzem pernas de pau vai presenteá-lo com um modelo do equipamento mais moderno existente no mercado e dez aulas grátis. Favor entrar em contato conosco.

Anônimo disse...

Duas alternativas:
Ou a convence a descer e viver a vida real, ou sobe, e também você, aprende a viver lá em cima...

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics