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30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jornal Movimento, uma reportagem

O livro do jornal Movimento, da Editora Manifesto S.A, que faz a revista Retrato do Brasil, já está no prelo. E disponível  para todos que o queiram ler e saber mais sobre a história do jornal feito por jornalistas, como descreve a apresentação abaixo. O livro foi coordenado por Carlos Azevedo, com quem já trabalhei algumas vezes e teve reportagens das minhas amigas Natalia Viana e Marina Amaral. A capa e a diagramação do livro são do ótimo Chico Max. O lançamento do livro impresso está previsto para o mês de julho, em algumas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

"Ao longo de sua história, a imprensa brasileira passou por vários momentos de grave cerceamento da liberdade de expressão, e em todos eles soube mostrar dignidade e coragem.

Houve inclusive publicações que surgiram em pleno regime de exceção, especialmente durante o mais recente período autoritário (1964-1985), trazendo a resistência como marca de nascença.

Eram publicações pequenas, sem grandes recursos para assegurar sua sobrevivência num ambiente absolutamente adverso (além da censura propriamente dita, sofriam, por parte do regime, o bloqueio de publicidade e, frequentemente, a violência de atentados e agressões). Souberam, com formidável galhardia, carregar as melhores bandeiras das reivindicações democráticas.

A capa do livro, com lançamento previsto
para o mês de julho.
Daí a relevância deste projeto, que conta a história do semanário Movimento, que circulou entre 1975 e 1981. Numa etapa em que a censura imperava, a luta de pequenas publicações como Movimento contra a máquina de impor silêncio era de uma audácia formidável. Foi imensa sua importância e sua influência ao trazer à tona vários temas que geraram debates enriquecedores.

A Petrobras é a patrocinadora do projeto de resgate da história do semanário Movimento. Somos uma empresa que aposta no futuro. Por isso sabemos da importância de se conhecer nosso passado.

Tendo como missão primordial, desde que foi criada, contribuir para o desenvolvimento do Brasil, a Petrobras segue rigorosamente esse compromisso em seu dia a dia. Damos nossa contribuição apoiando a indústria pesada brasileira, aprimorando nossos produtos, expandindo nossas atividades para além das fronteiras, desenvolvendo tecnologia de ponta – e patrocinando as artes e a cultura. Além de maior empresa do Brasil, somos também os maiores patrocinadores culturais. E fazemos isso observando sempre nossa missão primordial. Afinal, um país que não respeita sua cultura, que desconhece o seu passado, jamais será um país desenvolvido."

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