.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

domingo, 16 de setembro de 2012

"Coisa íntima" – autorretratos

[De aut(o)- + retrato.]
S.m. Retrato de um indivíduo, feito por ele próprio.
[Pl.: auto-retratos]

Em conversas com a colunista Ana Mendes no começo do ano pensamos homenagear os fotógrafos no dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia, comemorado em 8 de janeiro. Não deu tempo, infelizmente, mas surgiu a ideia de uma coluna dominical, que tomou forma e que vamos lançar no próximo domingo.

O mote será apresentar autorretratos de fotógrafos profissionais e amadores, afinal, é um tanto curioso – e ao mesmo tempo revelador – ver pela lente do artista como ele se faz arte.
“Tirar a própria fotografia é a terceira coisa mais íntima que uma pessoa pode fazer com ela mesma, depois da masturbação e do suicídio”.

Dessa frase de Luiz Fernando Veríssimo publicada no livro Relógio de Ver tiramos o nome do espaço: Coisa Íntima. A coluna vai durar enquanto tivermos fôlego e colaboração. É uma tentativa de fazer um grande ensaio fotográfico colaborativo, com nossa humilde curadoria. Se você é fotógrafo – profissional ou amador – participe dessa ideia, compartilhe com os seus conhecidos.

Envie seu autorretrato em alta resolução com título, data, autor e descrição de até 300 caracteres com espaço para anagrao@gmail.com ou contatonotaderodape@gmail.com


Thiago Domenici, editor e coordenador do Nota de Rodapé

Um comentário:

Fernanda Pompeu disse...

Vida intensa para essa ideia!

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics