.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O véio macho do baião

Rojão, como também era chamado o gênero Baião inventado por Luiz Gonzaga, foi um dos feitos que consagrou o músico Pernambucano como um dos principais expoentes da música popular brasileira. Recebendo suas devidas homenagens em todos os cantos do Brasil, Gonzagão completaria 100 anos de vida em 2012.

Trazendo sempre em suas composições a alegria e os valores de sua terra seca, tornou-se um dos responsáveis por levar um novo olhar para a música nordestina. Em 1947, apresentou para o país sua composição, ao lado de Humberto Teixeira, "Asa Branca", conhecida como um Hino do povo sofrido do nordeste. Hoje a música está difundida no mundo inteiro, inclusive com interpretações em japonês!

Esse Cabra para lá de arretado, extrapolou as fronteiras de seu território e abriu os caminhos para a música popular nordestina. Embora Seu Lua, como também era conhecido, não esteja por aqui de corpo presente, suas canções e composições seguem vivíssimas, promovendo tradicionalismo e cultura brasileira pelo mundão afora.

Assim o Véio Macho do Baião eterniza. Luiz Gonzaga do Nascimento, para sempre em nossa música.





Kelvin Koubik, artista visual e músico de Porto Alegre, colunista do NR. Veja + do autor

4 comentários:

Anônimo disse...

Além de um ótimo 'artista visual', tá mandando bem nos textos tb, hein!
Bruno Ortiz

Kelvin Koubik disse...

Recomendo a todos este documentário sobre a vida de um importante ícone do Baião e grande parceiro de Luiz Gonzaga. Como disse Otto, "um é pólvora e o outro é canhão". Aí tu já viu né, assite aí a história do Dr. do Baião.

http://www.youtube.com/watch?v=8FvYWaXhx8Y

um abraço e bom fim de ano!
kino

Kino disse...

O documentário se chama "O homem que engarrafava nuvens", sobre a vida de Humberto Teixeira.

Cristina Ávila disse...

o texto é do kino?

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics