.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Curtas de rodapé #1


Caso Battisti

O grupo Tortura Nunca Mais, movimento formado por ex-presos políticos ao fim da ditadura entrou no caso Battisti. Em carta manifestaram seu apoio a Battisti, dizendo que os “anos de chumbo” na Itália tem semelhanças com o Brasil e que "Battisti é um desses opositores políticos que, como todos os demais militantes daquele período, vem sendo caçado como um animal apresentado como feroz e violento", afirma o texto. Elogiam Tarso Genro por te dado refúgio ao militante e pede o arquivamento do processo de extradição no STF, além de dar uma cutucada na cobertura da imprensa.

Abertura dos arquivos
Em março será lançado um site do governo que reunirá documentos produzidos durante a ditadura militar (1964-1985). O portal do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil - 1964/1985 vai incluir os arquivos do SNI (Serviço Nacional de Informações, extinto em 1990), entre outros órgãos. Os documentos estão em processo de digitalização pelo Arquivo Nacional, com sede no Rio de Janeiro e responsável por criar o site, e só poderão ser acessados pela internet. Uma parte deles poderá ser consultada livremente. Mas fichas pessoais de 308 mil pessoas investigadas pelo SNI não estarão disponíveis, serão só mencionadas.

Almodóvar e Penélope
O espanhol Pedro Almodóvar encerrou, no último final de semana, a filmagem do filme Los abrazos rotos, que terá mais uma vez Penélope Cruz como protagonista. O filme deve entrar no circuito ainda nesse primeiro semestre de 2009. É o filme mais caro e longo que Almodóvar já fez. O longa é uma "história de amor louco" que engloba vários estilos cinematográficos, centrando-se no cine negro dos anos 50. A história se passa em dois tempos distintos, na década de 90 e na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics