.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A "ditabranda" da Folha de S.Paulo

A Folha de S. Paulo deu uma tremenda escorregada ao publicar editorial no dia 17 de fevereiro usando o termo "ditabranda" sobre o período mais triste da história brasileira. O editorial cujo título é "Limites a Chavez" diz o seguinte no trecho de maior irresponsabilidade: "Mas, se as chamadas "ditabrandas" - caso do Brasil entre 1964 e 1985 - partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça -, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso. O líder eleito mina as instituições e os controles democráticos por dentro, paulatinamente." Ao escrever isso a FSP parece ignorar as torturas, assassinatos e todas as barbaridades do período. Como assim "ditabranda"? É um insulto àqueles que vivenciaram o período, que foram perseguidos e que até hoje carregam as marcas da luta armada ou não. Ivan Seixas, que foi torturado e teve o pai assassinado, não teve sua carta publicada na FSP. O jornal não se dignou nem a pedir desculpas ou pelo ombudsman dizer algo. Veja aqui a carta de Ivan: " Senhor editor. Vejo na página editorial da Folha loas ao bom comportamento dos ditadores brasileiros, que teriam sido até brandos com os inimigos. Vocês chegam até a cunhar o neologismo DITABRANDA para designar aquele período que todos os democratas definem como DITADURA. Hoje vi a redação insultar o professor Fábio Comparato e a Professora Maria Vitória Benevides de CÍNICOS E MENTIROSOS. A DITABRANDA de vocês me prendeu junto com meu pai, quando eu tinha 16 anos. Nos torturaram juntos e o assassinaram no dia seguinte a noite. Naquela mesma manhã, uma nota oficial foi publicada dando conta de sua morte ao resistir à prisão, quando ele ainda estava vivo. Minha casa foi saqueada, minha mãe e irmãs foram presas e ficaram 1 ano e meio presas, sem acusação sequer. Uma dessas irmãs sofreu uma violência sexual por parte dos agentes da DITABRANDA de vocês. Eu fiquei preso por longos 6 anos. Diante disso, convém perguntar: O que mais vocês gostariam que fizessem conosco? Saudações democráticas. Ivan."

3 comentários:

Anônimo disse...

Pô atitude bem típica da FSP, é a cara da "grande mídia"...

E por falar em "grande mídia", eu queria te fazer um apelo ou buscar informações mais precisas. Não sei se você tomou conhecimento a respeito da retirada da TV Diário que é um canal cearense (uma espécie de filial da globo) do ar, através das parabólicas, desde quarta. O que vem causando uma digamos comoção aqui no nordeste, já que essa emissora que passa uma programação genuinamente nordestina, faz muito sucesso aqui, onde em muitos momentos ganha da própria globo, além de todo sucesso que faz com nordestinos que moram no sul-sudeste, e que nós sabemos é um número altíssimo.

E lendo em alguns blogs e sites, a notícia que sai, é que essa retirada é muito devido a pressão da globo sua empafia, arrogância e preconceito, por não aceitar perder para uma filial, ainda mais nordestina, e pior, segundo alguns sites, chegando a perder até dento do RJ, no caso na favela da Rocinha. Então eu queria saber de você, se sabe de algo a respeito, se isso é verdade, e se for, o que pode ser feito. Já que, verdade for, essa é mais uma sacanagem que a Globo apoiada pela "grande mídia" bairrista do sul-sudeste, que por sinal, eu não li nada, em nenhum site sulista a respeito, faz com o nordeste e seu povo...Até o momento são informações desencontradas, mas se verdade for, pode ser que a globo tenha dado um tiro no pé, aqui no Nordeste.

Um abraço...

Thiago Domenici disse...

Meu caro, não sei dessa história. Mas vou procurar saber. Conheco gente que pode me informar. Vamos ver o que descubro. Obrigado, abraço, Thiago

Thiago Domenici disse...

Meu caro, me escreva em tr.domenici@gmail.com que tenho o que te dizer do Caso Tv Diário x Globo. Abração. Thiago

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics