.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Manchetes Rejeitadas # 7


Agora o Tietê Campos, além de soltar suas manchetes rejeitadas vai dar pitacos com base em perguntas do que anda acontecendo no mundão nos diversos assuntos possíveis e imagináveis. Topou o desafio e pra testar mandei uma sobre Honduras. O amigo e amiga visitante pode deixar a sua nos comentários e, na medida do possível, ele responde para publicarmos aqui.

como vê o imbloglio em Honduras?


Bem, não tenho maiores novidades a acrescentar ao que todo mundo já sabe. A posição do governo brasileiro, e de muitos outros governos, da necessidade de restabelecer Zelaya no poder, deve ser apoiada. A posição do governo de fato de Honduras, de que a Constituição do país manda depor o presidente que tentar se reeleger, não se sustenta, porque Zelaya havia simplesmente convocado um plebiscito para mudar a Constituição, e não se candidatado à reeleição. Deve ser notado ainda que há informações, impossíveis de confirmar, de que a repressão aos partidários de Zelaya tem sido muito mais violenta, com assassínios e torturas, do que tem sido noticiado pela mídia. Há informações também de que setores do governo americano e outros setores influentes nos EUA estão apoiando os golpistas. É visível que setores da mídia, nos EUA e no Brasil, estão na prática apoiando o golpe.
Não vejo problemas em o presidente Zelaya exercer atividades políticas a partir da Embaixada do Brasil. Afinal, ele é o presidente reconhecido internacionalmente de Honduras.
O problema é que a população de Honduras está dividida, entre os mais ricos e os mais pobres, não se sabendo qual dos dois lados é predominante, mesmo porque os setores intermediários, os menos ricos e os menos pobres, estão divididos. Outro problema é um velho problema dos setores políticos que defendem os mais pobres: por que precisam de lideranças perpétuas? Por que o líder ter de ser sempre reeleito? Os setores que defendem os mais pobres são incapazes de formar outros líderes?

Tietê Campos é jornalista dos bons e escritor - com mais de 10 livros - e aqui usa pseudônimo; trabalhou em grandes veículos de comunicação do Brasil e já ganhou inúmeros prêmios na área.

2 comentários:

sofia amaral disse...

tietê, mas o que você acha que deve acontecer agora? zelaya vai ser reconduzido à presidência? caso seja, não vai ficar muito feio pro nosso lado (do brasil) se ele realmente conseguir se reeleger alterando a constituição? como é que o lula vai sair de uma saia justa dessas, hein?

Tietê Campos disse...

Não tenho condições de prever o futuro. Quanto à reeleição, em primeiro lugar há reeleição no Brasil e nos EUA, limitada a um só novo mandato, e em outros países até por mais mandatos. Nos países em que há parlamentarismo, os primeiros-ministros podem ficar indefinidamente no poder. Só vejo queixas no caso de governantes comunistas e populistas.
Tietê Campos

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics