.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Livre Cantar dos Refugiados no Brasil

Refugiado é o cidadão que está fora de seu país devido a “perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queria) voltar para casa”. Assim define a Convenção de 1951 e seu Estatuto dos Refugiados.
Atualmente, segundo a Agencia da ONU para Refugiados (ACNUR), definições mais amplas passaram a considerar também as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.
Nosso país tem cerca de 3.700 (três mil e setecentos) refugiados reconhecidos pelo governo, provenientes de 69 países diferentes.
Dada essa explicação rápida volto o foco para o motivo desta postagem. É que em 2008, em São Paulo, lançou-se uma coletânea de canções compostas e executadas por refugiados e refugiadas que habitam no Brasil.
Livre Cantar é o nome da coletânea composta por cubanos, angolanos, colombianos, congoleses e palestinos. Uma cornucópia de gêneros e estilos dos refugiados que no Brasil tentam continuar a vida. Lançado pela ACNUR no Dia Mundial do Refugiado (20 de junho de 2008) a produção teve apoio do Grupo Mirrage e da ONG CNU-Brasil (Conversando com as Nações Unidas). São 12 canções que você pode baixar em MP3 ou mesmo ouvir online. Acesse AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics