.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sud Mennucci e a banda larga

Em vez de colocar a íntegra de uma entrevista, reportagem e artigo que fiz para a Revista do Brasil de janeiro sobre o tema internet e banda larga, explicarei do que se tratam as pautas aqui e depois darei os links de acesso direto, pois acho que a leitura fluirá melhor tomando pé das informações preliminares. A primeira parte é uma reportagem sobre a cidade digital (com tecnologia de acesso a rede avançada em relação as demais) chamada Sud Mennucci, no interior de São Paulo, aproximadamente 600 km desde a rodoviária da Barra Funda. O povo hospitaleiro e atencioso tem de graça internet banda larga de até 128 kbps com sinal via rádio. As antenas proliferam nos telhados, mais de 70% das casas têm cadastro na prefeitura para usar o serviço. É possível acessar seu laptop do banco da praça, por exemplo, como eu fiz. A conexão emperra um pouco, mas funciona. A reportagem aponta também o que mudou economicamente, socialmente e culturalmente. Desde a maior demanda dos correios devidos as compras via net até a melhoria do ensino nas três escolas da cidade. Conto a história de Dona Francisca, da zona rural, que faz sabão e cuida de suas vaquinhas e aprendeu por iniciativa e vontade própria a usar o computador para falar com o filho via msn no Japão. Isso mesmo, tecla de Sud ao Japão a senhora de 80 anos. A internet por lá fez a revolução e trouxe a prosperidade. Foi o que vi em um único dia, é verdade, mas que não precisou de mais do que isso para se constatar.
O segundo tema, na coluna Em Transe, é o direito à banda larga. Muitos países e também o Brasil estão em vias de conectar todos os seus habitantes nos próximos 15 anos com internet de alta velocidade – mirando ali no exemplo de Sud. Países como a Finlândia aprovaram lei afirmando que a informação e o acesso são um direito fundamental tal qual a saúde e a educação, ou seja, um direito humano. É um grande avanço dos governos agir desta maneira. Chegar lá, sabemos, é que são elas. As iniciativas pipocam, seria essencial tê-las funcionando de verdade. A linha do texto, que aponta inclusive as discussões em voga no planalto central sobre o tema da universalização relata as iniciativas da Itália, Austrália, EUA etc. Antes de terminar seu mandado, só para se ter ideia da importância do tema na agenda política atual, o presidente Lula disse querer deixar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) em andamento. Seria, sem dúvida, mais uma tacada certeira do ex-metalúrgico. Resta que ele decida se teremos uma estatal gerenciando o processo ou se iremos ceder aos lobbies das empresas de Telecomunicações como Oi e Telefônica, para citar duas, que desejam controlar o processo.
Já a entrevista com o especialista Marcos Dantas, da UFRJ, fala sobre a necessidade de socializar o acesso de alta velocidade. A entrevista aprofunda as questões políticas envolvidas nos dois temas falados acima – da pratica em Sud ao PNBL – e conta os detalhes das propostas da Casa Civil, Comunicações e Planejamento. Falamos, novamente, da ação das Teles, sempre muito nebulosas e contestadas. Há, inclusive, uma critica direta ao ministro das Comunicações Hélio Costa e a Anatel que, segundo Dantas, não cumpre seu papel de fiscalizadora das telecomunicações do país. Sobre Costa, diz: “Não acredito que um governo que tenha o ministro das Comunicações que tem possa esperar por uma estatal (de serviço de banda larga) melhor”, afirmou o entrevistado para quem a privatizada Telebrás fez a única revolução das comunicações no país. Afirmação forte e polêmica, eu diria. Para fechar, registro que a imagem é de Wilson Martins Ferreira, o "Pingo", fotógrafo da cidade de Pereira Barreto, vizinha de Sud Mennucci e que me acompanhou na reportagem realizada no fim de novembro de 2009. É isso, linha na pipa.

A tabela retirada do documento do Ministério das Comunicações ao lado aponta as metas de alguns países em relação a universalização do acesso, incluindo os prazos. Abaixo, os links de acesso:

- Reportagem: Sud Mennucci não é normal
- Em transe - O direito à Banda Larga
- Entrevista Marcos Dantas: acesso de alta velocidade tem de ser socializado

Um comentário:

Moriti disse...

Li todos os textos na Revista do Brasil e estão excelentes. Sud Menucci é uma grata surpresa! Exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras e pelas ações do Governo Federal.

Sobre o Hélio Costa, considerando o que ele sempre representou, inclusive na escolha do modelo de TV Digital, realmente fica difícil imaginar que, com ele como ministro, a comunicação possa ser radicalmente democratizada em qualquer meio, sem atender interesses dos grandes conglomerados.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics