.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Que tal escutar Carlos Vives numa praia do Caribe e dançar com a miss colombiana?

Como preservar a história em um lugar onde praticamente ninguém sabe ler e escrever? No século 19, na região do Caribe colombiano, os vaqueiros encontraram na música uma maneira de manter viva suas memórias.
Acordeón, caja (instrumento de percussão) e guacharaca (um espécie de chocalho) foram os instrumentos usados para a criação do vallenato, um ritmo folclórico que serviu para animar os bailes e contar as novidades (os músicos iam de cidade em cidade reportando os fatos importantes e informando a população).
O vallenato ficou restrito à parte da costa da Colômbia até os anos 90, quando chegou com força à capital e outras cidade mais centrais (como Medellín) graças, sobretudo, a uma novela que resgatou a história de Rafael Escalona, um dos grandes do vallenato. Quem interpretou o papel do músico foi Carlos Vives, até então um apagado artista que dividia a carreira entre a música e a dramaturgia.
Gota Fria, primeiro sucesso de Vives (música de Escalona, cantada por ele na trilha sonora da novela):



A novela fez um sucesso estrondoso, o vallenato se popularizou, e o cabeludo com pinta de cantor de rock começou a fazer sucesso. Vives deu uma cara mais moderna ao ritmo, fundindo com outros sons, e carregou as músicas de temas amorosos.

Como tu



Se as notícias fossem como tu
Se as cidades fossem como tu
Se as ruas fossem como tu
Se meu chefe fosse como tu
Se minha vida fosse como tu
Não haveria problemas, todos como tu
La tierra del olvido



Você tem a chave do meu coração, eu te quero
Mais que a minha vida porque sem teu amor eu morro
Mas também resgatou canções antigas gravando clássicos populares (com músicos do vallenato tradicional) e cantou temas exaltando a cultura colombiana.

El amor de mi tierra



Vives é de Santa Marta (linda praia do Caribe colombiano), um dos berços do vallenato, mas saiu de lá aos 14 anos, quando a família foi tentar a vida em Bogotá. Na capital começou a vida cantando rock e pop, mas foi com a mistura de ritmos com o vallenato que se tornou conhecido.
Hoje, o músico divide seu tempo entre a terra natal, Bogotá e os Estados Unidos. Encontrá-lo em Santa Marta não é tão difícil, Vives tem um restaurante ou uma pousada na praia. Com um pouco mais de sorte, ele pode tocar pra você escutar e então, quem sabe, você tira a esposa dele, uma ex-miss Colômbia, para bailar um vallenato com o pôr do sol do Caribe ao fundo.

Dejame entrar em tu mirada




A esposa dele é Claudia Elena Vásquez, essa loira que aparece no começo do clip (eles se conheceram durante a rodagem). Mais em www.carlosvives.com

Ricardo Viel é jornalista e mantém a coluna Conexsom Latina neste Nota de Rodapé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics