.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reedição do livro História Militar do Brasil de Nelson Werneck Sodré

Da orelha do nova edição, o texto de Lincoln Secco – Professor de História Contemporânea da USP:

"General de Brigada do Exército, crítico literário, filósofo, geógrafo e, sobretudo, um historiador intelectualmente honesto. É difícil resumir a multiplicidade de talentos e vocações de Nelson Werneck Sodré.
Ele foi pioneiro em inúmeros campos que só mais tarde seriam reconhecidos pela historiografia universitária. A História da literatura brasileira: seus fundamentos econômicos, publicada em 1938 (!), foi escrita com um invejável rigor acadêmico antes que qualquer estudo comparável fosse produzido na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo. Podemos dizer o mesmo de sua História da imprensa no Brasil.
No campo da História Econômica, suas teses foram objeto de contestação, mas ainda assim sua Formação Histórica do Brasil inunda os olhos do leitor com páginas brilhantes sobre a invasão holandesa e, especialmente, sobre o chamado ciclo da mineração.
Todavia, no conjunto de sua obra, a História Militar do Brasil é um livro sui generis. O autor pôde conhecer uma massa de documentos primários à qual só um oficial da sua geração poderia ter tido acesso. Depois, nenhum historiador (civil ou militar) teve as mesmas possibilidades. O leitor, certamente, ficará surpreso com a veemência dos debates no Clube Militar no início dos anos de 1920e compreenderá as razões da rebeldia de jovens oficiais que escreveram a mais digna página da história militar brasileira: o “tenentismo”.
Nelson Werneck Sodré não só estudou aqueles fatos. Em parte, ele mesmo os testemunhou. E ainda foi além: reconstituiu as bases sociais de uma insatisfação no interior das Forças Armadas e suas raízes democráticas.
O golpe civil-militar de 1964 obscureceu aquelas tendências democráticas. Quando o livro de Werneck Sodré foi lançado (1965), o país entrava na noite mais tenebrosa de sua história e os militares apareciam como os carrascos do nosso povo. O livro é, porém, mais do que um documento de sua época. Ele enfrentou bem o tempo devido ao seu método. Afinal, como dizia Nelson Werneck Sodré, “o marxismo é uma ciência avançada”."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics