.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estreia nova coluna: Estação Brasília


Eleição malandra

O novo governador do DF, Rogério Rosso, é cria política de Joaquim Roriz. Depois de um tempo, se aliou ao governador José Roberto Arruda e foi administrador da Ceilândia e presidente da Companhia de Planejamento do DF, a Codeplan.
Foi na Codeplan que se iniciaram os escândalos da Caixa de Pandora – ainda que nada tenha sido achado contra Rosso. Dos treze votos que Rosso teve, oito vieram de deputados distritais envolvidos nas investigações de corrupção, inclusive Geraldo Naves, que era do DEM e estava preso do ladinho de Arruda. Naves foi solto e correu pra Câmara, tomar de volta sua cadeira de distrital e votar em Rosso.
Do outro lado, Joaquim Roriz, o “pai dos pobres” de Brasília segue sendo um nome fortíssimo para a eleição de governador. Ele detona adversários como quem atira de bazuca em patos mancos, sendo Agnelo Queiróz, candidato do PT ao governo, sua provável próxima vítima.

Cinquentona
Uma beleza ver a emoção da população daqui, de todas as camadas sociais e orientações políticas, tendo orgulho de Brasília pelos seus 50 anos. A festa de aniversário, de fato, foi “curtida” pela população, desde assentados de quase-na-divisa-com-goiás até a classe média esclarecida do Sudoeste. Sentimento de orgulho de viver aqui, da cultura que hoje se produz aqui, xingamentos aos políticos que fazem o resto do país associar a cidade a corrupção. Mas sem ufanismo.

Pra lembrar
Guardem o nome: Ellen Oléria. Vinda da Ceilândia, a moça canta muito e tem as manhas de compor, diferente da imensa maioria dos nomes da “nova MPB”. E já tem legião de fãs por aqui.

Festas distintas
Ellen e mais de mil outros artistas tocaram por três dias na Funarte, no “Brasília Outros 50”, festa que foi realizada em contrapartida à da Esplanada dos Ministérios, que foi paga com dinheiro de contratos irregulares de Paulo Octávio e Arruda. Vários palcos e milhares de pessoas.

Rodrigo Mendes é jornalista e estreia hoje a coluna Estação Brasília neste Nota de Rodapé

Um comentário:

Diogo Ruic disse...

Rodrigo, seja bem-vindo!

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics