.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

6.700 cabeças de gado do candidato Roriz

Roriz é candidato
Até agora, o medo do Ficha Limpa não se mostrou fundamentado. Quem tem amigos tem tudo, e Roriz é candidato com tudo, inclusive nove partidos que confiaram que o ex-governador não terá sua candidatura impugnada pela justiça eleitoral. Alguns partidos tiveram medo de se juntar a uma campanha que ficaria pendurada em idas e vindas da justiça, como o PSDB, o DEM e o PR. Mas algo, no meio do caminho, deu um sopro de motivação e confiança, fazendo com que esses partidos apostassem todas as suas fichas na velha Raposa da Política do Cerrado.

Lavô tá novo
O efeito Gilmar Mendes pode ser um dos fatores para essa confiança extra. Parece que o ministro entende por Ficha Limpa uma versão mais branda, chamada Ficha Lavô Tá Novo. Ele deu autorização para amigos seus, que se enquadram perfeitamente nos critérios de inelegibilidade previstos pela lei, concorrerem nessas eleições. Simples assim

Quem tem amigos...
… como Gilmar Mendes sabe que ele é um para se guardar do lado esquerdo do peito. Amigão de verdade. Daniel Dantas que o diga.

Patrimônio Menor
Na eleição passada, quando concorreu e ganhou uma vaga ao Senado, Roriz declarou patrimônio de cerca de cinco milhões de reais. Os mais desconfiados estranharam, pois o fazendeiro tem uma fortuna enorme, acumulada ao longo de décadas. E qual não foi a surpresa quando, esse ano, a declaração de Roriz chegou em cerca de um milhão de reais. Agnelo Queiroz, modesto ex-ministro e ex-PCdoB, declarou valor 38 mil reais maior que Roriz. No dia 7, os advogados de Roriz enviaram uma retificação, dizendo que a Justiça Eleitoral havia deixado de contabilizar cerca de 6.700 cabelas de gado. Com a boiada, o patrimônio de Roriz fica pouco acima de cinco milhões de reais. Até o Ministério Público estava desconfiado.

Rodrigo Mendes de Almeida é jornalista e mantém no NR a coluna Estação Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics