.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Retrato do Brasil de novembro

A revista mensal Retrato do Brasil traz, neste mês de novembro, reportagens sobre condições de vida, política, economia, ciência e cultura. A reportagem de capa traz um tema de interesse geral, a saúde. Intitulada “À beira da internação”, oito páginas indicam diferentes diagnósticos na primeira de duas reportagens sobre o caso do Sistema Único de Saúde, o SUS. Você já se perguntou quanto vale a liberdade? O repórter Ricardo Viel explica o que são os “crimes de bagatela”, que envolvem furtos de pequeno valor, tratados, em sua maioria, com penas muito severas. As ilustrações para a reportagem são de Caco Bressane.
A repressão a usuários de drogas fracassou, dizem especialistas. O debate agora é pautado por saúde pública e direitos humanos, é o que reporta Júlio Delmanto. Tadeu Breda explica que após confronto com policiais rebelados, Rafael Correa, do Equador, vai às ruas defender seu governo e ganha popularidade. De Buenos Aires, Mariana Camaroti, conta a Guerra da Mídia: o kirchnerismo, de olho na eleição de 2011, trava uma batalha para reduzir o poder dos grandes jornais como o Clarín.
Crise e revolta em Moçambique: protesto popular contra o aumento do custo de vida surpreende o governo e aumenta a tensão na região, detalha Yuri Martins Fontes. Rafael Hernandes explica porque as empreiteiras estão bombando. Grupos econômicos que controlam as grandes empreiteiras se dão muito bem atuando, inclusive, na ultralucrativa exploração de rodovias. Na praia da ciência, Flávio de Carvalho Serpa resenha a mais recente obra de Stephen Hawking que diz que Deus não é necessário na criação do Universo, mas, contraditoriamente, baseia suas análises na fé.
Em cultura, livro traça um panorama histórico da realidade econômico-cultural do cangaço após seu desaparecimento e Jean Rodrigues Sales resenha aos interessados em saber mais sobre a trajetória do Partido Comunista do Brasil, o PcdoB. Beatriz Rangel, fechando a edição, conta a história da Ação Griô Nacional, uma rica experiência cultural que vai servir de base para uma política pública permanente.

Lançamento quinta-feira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics