.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Doc. tenta desvendar o DNA latino

Chico e Eric, a 1º das entrevistas

O que une o Brasil aos demais países latino-americanos? Na tentativa de responder a essa e outras perguntas, o jornalista e escritor Eric Nepomuceno sai pelo continente a entrevistar velhos amigos - como
Eduardo Galeano, Antonio Skármeta, Ruy Guerra, Milton Nascimento e Paulo José - e artistas da nova geração, tal qual o músico Kevin Johansen e o cineasta Pablo Stoll.
O resultado dessa empreitada é o documentário Sangue Latino, que a Cultura começa a exibir hoje (25), às 20h45min. A série de 18 entrevistas com duração de 30 minutos cada, já foi exibida no Canal Brasil, no ano passado, e agora chega à tv aberta.
O primeiro encontro de Nepomuceno é com Chico Buarque, que fala com amor e humor sobre suas crenças, frustrações e sua visão da América Latina.
A utopia, o sonho de uma revolução (e a frustração por não tê-la alcançado), a luta contras as ditaduras, as saudades e o futuro do continente são alguns dos temas recorrentes nas conversas de Nepomuceno com seus entrevistados.
O cuidado na escolha dos personagens a serem escutados se estende à filmagem – feita em preto e branco - e à trilha sonora do documentário. Imperdível para quem quer entender um pouco mais do pedaço de mundo em que estamos. Fica a dica.

Ricardo Viel, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics