.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Encontro com Abaporu

Talvez o que defina melhor o comentário deste post é o sentimento que o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, causou em mim - o meu primeiro e verdadeiro encontro com essa forma de arte - quando estive recentemente no Malba (Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires).

Fui por indicação de alguns amigos que falaram do lugar com entusiasmo. Não entendia bem o motivo. E a explicação é fácil, nunca entendi de arte, estudei ou mesmo me interessei. Exposições de arte sempre me dão a impressão de erudição em excesso e assim fiquei um completo ignorante.  

O MASP (Museu de Arte de São Paulo), por exemplo, pertinho de mim - como também a Pinacoteca, o MAM, o MIS e tantos e tantos outros em São Paulo - fui apenas uma vez ou outra, pela escola, há muitos anos.

Tem a ver, entre tantas outras questões, com hábitos da cultura. Não é comum no Brasil, por exemplo, uma criança ser educada desde cedo a apreciar a arte de grandes pintores.Ou mesmo se dispor a conhecer os novos.

O fato de estar fora do país, no entanto, proprociona um não comodismo que tenho quando estou aqui; um apetite saudável por conhecer e vivenciar experiências que me interessam. Louco, não? Pelo que converso com amigos, parece-me que muita gente é da mesma laia que eu.

Foi a primeira vez que pude compreender a força de um quadro sem me preocupar com teorias e histórias (também importante, mas não naquele contexto). Simplesmente me emocionei com o belo que o Brasil e seus artistas são capazes de produzir.

Uma pena que o Brasil não o tenha em seu território. Esta obra de Tarsila faz parte da coleção particular de Eduardo F. Costantini, que dá nome a fundação que mantém o Malba. Uma coleção sensacional que conta com Diego Rivera, Frida Kahlo, Candido Portinari, Fernando Botero etc. (Thiago Domenici)

Um comentário:

natalia disse...

o botão curtir não tá funcionando, então registro aqui: curti muito! e o quadro realmente é incrível :)

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics