.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A peleja do samba

Pouca gente sabe dessa história, mas a célebre canção Feitiço da Vila (“São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá samba”) faz parte de uma disputa musical travada entre Wilson Batista e Noel Rosa na década de 1930.

A peleja, iniciada pelo sambista da malandragem, levou esses dois grandes músicos a compor 9 canções que atravessaram gerações. Só mesmo a música nacional, com toda a sua malemolência e criatividade seria capaz de transformar uma peleja intelectual em pérolas do cancioneiro nacional.

A proposta do quadrinho “Duelo dos Bambas”, de Ricardo Morelatto (arte) e Carolina Lopes (roteiro) foi retratar uma das disputas musicais mais famosas da história da música popular brasileira.

Quem quiser saber mais sobre a célebre disputa pode consultá-la também no Dicionário Houaiss Ilustrado da Música Popular Brasileira, criação e supervisão geral de Ricardo Cravo Albin.

Ree feed

Carolina Lopes é jornalista, editora do site www.jornalismoeducativo.com.br. Produz reportagens em quadrinhos para o blog www.desenhodanoticia.com.br com o desenhista Ricardo Morelatto, criador do blog www.fosseisimaginarios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics