.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Não se pode ignorar

Não importa se você odeia a Globo, não suporta BBB. Nesse final de semana aconteceu uma coisa horrível e que acontece com frequência. Mas dessa vez foi transmitido ao vivo pela maior emissora de TV do Brasil. E é também por isso que não podemos deixar de falar do caso.

Talvez você não esteja entendendo. Explico. Na madrugada de sábado para domingo, houve a primeira festa do BBB 2012 e, como sempre, muita bebida. Durante a festa, um dos participantes tentou mais de uma vez beijar uma das bonitonas da casa.

Ela não quis, rejeitou o cara. Ficou bêbada e foi deitar – pelos relatos que li, já era de manhã e ela foi deitar sozinha. O tal cara que já tinha tomado um fora da mulher foi e deitou com ela. E abusou dela.

Ela dormia, visivelmente inconsciente, sem se mexer, e o cara fazia movimentos sexuais – não dá pra saber se era punheta, penetração, se estava bolinando, mas era visível que se aproveitava do corpo inerte da mulher.

O público que acompanhava ao vivo pelo Pay-per-view começou a comentar nas redes sociais e mostrar grande indignação. O vídeo vazou na internet. São aproximadamente sete minutos que me deixaram muito chocada.

Não dá para ter dúvidas de que o cara realmente se aproveitou dela. Na verdade, o nome disso é estupro (que não acontece só em beco escuro com um maluco desconhecido te agarrando a força, tá?). E o crime foi transmitido ao vivo. A produção do programa não fez nada. Para mais detalhes da história, recomendo muito esse texto (e outros textos desse mesmo blog que vem em seguida).

Depois da mobilização nas redes sociais e a hashtag #DanielExpulso chegar em primeiro lugar dos Trending Topics do Twitter, o diretor do BBB, Boninho, chamou a mulher que foi violentada ao confessionário para falar sobre o episódio.

A conversa foi privada, o público não tem como saber exatamente o que foi dito. Boninho disse que ela afirmou ter sido consensual. O que ele não disse é que ela não lembra o que aconteceu. Isso ela fala em outros momentos, em diferentes conversas. Inclusive pro próprio agressor, que mentiu pra ela dizendo que foram dois beijinhos e que “passou a mão”. Não foi só isso.

Alguns textos sobre o assunto que recomendo:

E a situação piorou. Fiz questão de assistir BBB no domingo para ver se e como abordariam essa história absurda. Mostraram ele xavecando ela na festa. Mostraram ela de saco cheio dar um selinho nele na festa. Mostraram-na dando um fora bem dado nele na festa. E daqueles sete minutos de vídeo, mostraram apenas alguns pouquíssimos segundos que parece que ela se mexe um pouco.

Fizeram parecer que era um “amasso”. Mostraram como se fosse uma “troca de carícias”. Mas não é uma troca se só uma pessoa faz e a outra nem sabe, né? Ou seja, não é consensual. E a cereja do bolo: Pedro Bial pergunta ao vivo para a mulher se foi só uma ficada ou se tem algo mais e ainda solta um “o amor é lindo”. (realmente difícil saber o que o Bial entende por amor). Ela, visivelmente muito sem graça, responde “foi só um lance”. Um lance. Afinal, ela não sabe o que aconteceu.

O problema é maior

E por que falo tanto do BBB? Porque esse programa que tem mil defeitos e que pessoas inteligentes “de verdade” não “podem” assistir é um reflexo do que acontece fora daquela casa e longe das câmeras. Talvez você nem saiba, mas a chance de alguma conhecida sua ter passado por uma situação semelhante é grande.

Essa história me deixou mal. Muito mal mesmo. Já vi essa história acontecer mais de uma vez. E não foi pela televisão. Cheguei a tentar escrever sobre isso em outras situações, mas não consegui. Muita gente diz que é “exagero”.

Como pode ser exagero alguém se aproveitar do seu corpo enquanto você não tem condições de reagir? E se fosse com você? E se fosse sua mãe/filha/filho? Já imaginou?

Tenho uma amiga que passou por isso. E não foi com um desconhecido na rua. Foi com um conhecido, até então considerado um amigo. E foi na casa de uma amiga, um ambiente que acreditamos ser seguro. Foi situação que você imagina que não ofereça grandes riscos. Pois é.

Ela demorou alguns dias pra lembrar e entender o que aconteceu. Mas entendeu, ela foi estuprada. E os (as) amigos (as) o que acharam? O que sempre acham, ela estava bêbada e se arrependeu do que fez. Ela foi vítima, não culpada. Exatamente como essa mulher do BBB. Exatamente como outras inúmeras mulheres.

A Globo está sendo omissa e extremamente irresponsável ao não dar o devido valor ao que aconteceu. No mínimo, deveria levar o caso mais a sério permitir que a participante assistisse ao vídeo, acompanhada de advogado(a) e/ou terapeuta e/ou algum familiar, para ver como agir posteriormente.

Ao tentar vender o caso como uma “história de amor” para o público do programa, está estimulando, mais uma vez, o machismo e afirmando que vítima pode ter culpa de alguma coisa.

Uma vítima NUNCA será a culpada por ter sofrido violência. Ser omissa numa situação dessas é tomar partido, o partido que acha que violência conta a mulher é um problema “secundário”.

Você pode querer ignorar o BBB e a Globo, mas não ignore a violência que está logo embaixo do seu nariz.

Natalia Mendes, jornalista, do TodasNos, especial para o NR

3 comentários:

Joel Hallow disse...

Já ouviram falar em manipulação? Qualquer pessoa com ao menos dois neurônios sabe que o BBB é campeão nisso. Sabem também, que a audiência, apesar de ainda muito grande, vem caindo a cada edição. E para conseguir ibope e se manter na liderança e nas “cabeças” da população vem caprichando ainda mais em suas manipulações.

Essa coisa do estupro é mais uma farsa e manipulação do Sr. Boninho (cabeça muito engenhosa, por sinal). Para quem não sabe, ou esqueceu, uma das edições de número 6 do Big Brother da Noruega foi cancelado após um suposto estupro.

Boninho que de besta não tem nada, pensando em cativar os “eruditos” e manifestantes sem causa. Utilizou dois fantoches, que logo serão chamados de ex-BBB, para encenar tal fato.
Encenar sim, porque nenhuma mulher, por mais leiga que seja, sabe o que acontece com seu corpo. E o “eu não me lembro de nada”, desculpa, mas essa frase não cola. Por mais ignorante que seja um homem, ele não seria idiota o suficiente para cometer um crime, sendo vigiado por uma nação de brasileiros desocupados.

Isso serve para alertar as menininhas de família que álcool e festas são, sim, muito boas. Entretanto, em demasia é prejudicial. Isso mostra que ninguém é santo. Isso mostra que a população brasileira precisa de um “ACORDA”. Precisa, urgentemente, de um “QUESTIONE-SE”. Sim, uma imagem pode te manipular muito mais que mil palavras.
Não acredite em mim. Acredite em você.

Joel Hallow
@JoelHallow
joel.hallow@gmail.com
Quase jornalista, quase museólogo, quase um ser humano.

Anônimo disse...

A ta bom viu, o video dela rolando na net, ela deixa claro tava com a mao na vara do cara kkkkk, isso é estrupo??? kkkk esta ai, http://www.youtube.com/watch?v=oKjxydywKL8

izaias almada disse...

Olá Natália,
um texto educado para um fato escabroso.
Toda brasileira ou brasileiro minimamente civilizado passa a ter o direito de reivindicar rigorosa investigação do caso e punição a quem de direito.
Televisão é Concessão do Estado e, portanto, o cidadão e contribuinte deve exigir a apuração dos fatos.
A metástese da Rede Globo pode ser danosa ao país.
Saudações.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics