.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SP precisa ser "Bossa"

São Paulo, te amo
Te amo, São Paulo
Na tarde tão fria
Busquei teu calor,
teu amor em São Paulo
Tom Jobim


Hoje, além de aniversário de São Paulo, 458 anos, é Dia Nacional da Bossa Nova (e aniversário de Tom Jobim), dos movimentos culturais mais importantes da história do país.

Nova York, gravação de "Stan Getz e João Gilberto".
Da esquerda para a direita: Tião Neto, Tom Jobim,
Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana
.
Além disso, como curiosidade, a palavra bossa era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos 50, significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Era o diferente, o original. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo.

O Dia Nacional é recente. Segundo a Agência Senado "O Congresso aprovou em março de 2009 projeto (que resultou na Lei 11.926, de 17 de abril de 2009) instituindo o Dia Nacional da Bossa Nova, a ser celebrado no dia 25 de janeiro."

Quem ainda não viu, vale a pena acessar o recente site criado em homenagem a Nara Leão, cantora importantíssima desse período, que completaria 70 anos neste mês e que tem toda sua discografia disponível para se ouvir online.

PANO RÁPIDO
São Paulo - que Tom Jobim declarou seu amor - precisa comemorar seu povo. E seu povo precisa melhorar São Paulo. A começar pela escolha de seus representantes.

O discurso é velho, eu sei, mas nos lembremos hoje, como exemplo, que ainda está em curso a aberração municipal em curso na cracolância e que tem deixado muitas cicatrizes em usuários desamparados.

Segundo o Datafolha de hoje, 90% aprovam internação involuntária de usuários. Ou seja, "devem ser internados mesmo que não queiram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics