.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 27 de março de 2012

Um guia para o turismo quilombola

Um guia de turismo com foco na questão cultural e ambiental é a proposta da Fundação BB e Instituto Universitas que lançam três publicações (mais informações) que retratam o universo quilombola dos Kalunga e o turismo de Cavalcante, Goiás.

O NR divulga esse trabalho, um em especial, para badalar com a melhor das intenções nossa colunista, Ana Mendes, que participou com textos e fotos da publicação Cavalcante – Chapadões, águas e cultura cerratense – Guia de essências para o turismo sustentável, 70 páginas, com descrição de opções para ecoturismo e textos que revelam o sentido de ser Kalunga.

Para se ter ideia, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga tem, segundo o material de divulgação, "deslumbrantes 237 mil hectares de Cerrado selvagem, onde vivem cerca de 3 mil famílias. Vivem em centenas de pequenos povoados, em relação estreita com a natureza – produzindo alimentos orgânicos, plantando e até construindo casas de palha, de acordo com os comandos da lua. São guardiões da cultura e de valioso germoplasma, herança dos ancestrais, que chegaram em Cavalcante há 300 anos, em terras goianas, que foram trilhas da exploração do ouro."

O material já pode ser baixado de graça e o lançamento oficial é na quinta-feira desta semana, às 19h, no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, endereço: L3 Norte, gleba A, campus UnB.

Algumas imagens do guia por Ana Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics