.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Smith Corona de Capote

Máquina de 8 mil dólares arrematada no Ebay
Dia desses li a notícia de que a máquina de escrever Smith Corona pessoal do escritor norte-americano Truman Capote tinha sido vendida no ebay por mais de 8 mil dólares. O leilão com preço inicial de 7 mil dólares atraiu dois interessados.

Um amigo de Capote que vendeu a relíquia na rede disse ter herdado alguns objetos pessoais do escritor. Foi com essa Smith Corona que, ao que parece, Truman escreveu (sic) o clássico do chamado jornalismo literário A Sangue Frio (1966) que relata o assassinato de uma família na cidade de Holcomb, localizada no interior do estado do Kansas, EUA.

A história virou filme e deu o Oscar (2005) de melhor ator ao interprete de Capote, Philip Seymour Hoffman. Apesar de todo o sentimento que envolve a arte de colecionar e ter a posse de objetos raros, basta vermos os milhões pagos em quadros de grandes pintores, a questão é que Capote só usava a máquina para datilografar o que considerava a versão final de seus textos.

Numa entrevista em 1957 a Paris Review ele relata, entre outras coisas, seu método de trabalho. A repórter pergunta: “Quais são os seus hábitos ao escrever? O senhor usa uma escrivaninha? Escreve à máquina?”. Ele diz: “Sou um autor completamente horizontal. Não consigo pensar se não estiver deitado, ou na cama ou estirado num sofá, com cigarros e café à mão. Não, não uso máquina de escrever. Não no início. Escrevo minha primeira versão à mão (a lápis). Depois faço uma revisão completa, também à mão”, respondeu.

Será que o comprador (a) sabia disso? Diante da resposta dele, a máquina passa a ter muito menos peso na fantasia da criação e, principalmente, nesse desejo da imaginação de colecionar algo exclusivo. A história do objeto é que dá esse valor emocional e, por consequência, financeiro. O diamante da história são os papeis originais escritos à mão.

Thiago Domenici, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics