.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pra boi dormir ou dá muita preguiça 2


por Júnia Puglia    ilustração Fernando Vianna*

O pessoal que xingou a Presidente na abertura da Copa. Foi imperdoável etcétera, mas já deu, né? Esse vício maldito de falar mal do Brasil o tempo todo e esperar sempre o pior. Achar e dizer que "lá fora" tudo dá certo, funciona, é bem gerido, bem resolvido e entregue no prazo. Culpar a "corja do PT" e "a Dilma" por tudo de ruim que aconteceu por aqui nos últimos quinhentos e catorze anos. Atribuir ao PT e à Dilma tudo de bom que aconteceu por aqui nos últimos quinhentos e catorze anos. Achar que precisamos fabricar novos pobres pra suprir a escassez de gente subserviente e mão de obra quase grátis – é o ó.

FIFA. "Imagina na Copa", vuvuzela, Fuleco e Cristiano Ronaldo. Cláudia Leite, fantasiada de Galinha Pintadinha ou de si mesma. A rivalidade com os argentinos, que só vale pra gente rir. Ver jogo na Globo. Bom Dia Brasil do Neymar, Jornal Hoje do Neymar, Globo Esporte do Neymar e Jornal Nacional do Neymar. Declarações de Ronaldo, o fenômeno. A novela "Em família". Gringo que vem aqui só pra pegar mulher. Cerveja sem álcool. Jogo de Copa que termina zero a zero.

As maravilhas de pessoas que frequentam as redes sociais, todas inteligentes, éticas, interessadas no bem comum, educadas e ágeis em postar lindos exemplos de superação, respeito ao próximo e aos animais e práticas altruístas. E dispostas a opinar sobre como resolver o problema alheio, que é mesmo muito fácil. Prontas pra reclamar dos "outros", do governo, do país, da conspiração cósmica, da ONU, da política externa, da falta de incentivo ao que quer que seja, do consumismo, do capitalismo, do comunismo e o que mais aparecer pela frente.

Musiquinha, comidinha, amorzinho, benzinho e coitadinho, saidinha, cineminha, queridinha, barzinho e cervejinha, roupinha e sapatinho, comprinhas e empadinhas, caipirinha, filhinhos, criancinhas, mãezinhas e paizinhos, batatinhas, feijãozinho, bifinho, churrasquinho e essa nossa mania de falar em diminutivês.

O cenário eleitoral: é preciso estômago pra chegar até a eleição e votar. O governador de São Paulo afirmando que não há racionamento de água. Essas inaugurações de obras inacabadas, malfeitas e micadas; já era tempo de superarmos isto. Pedir a volta da ditadura.

Show de fim de ano do Roberto Carlos. Concurso de miss. Big Brother Brasil. Zzzzzzzzzzzzzzzzz.

* * * * * *

Júnia Puglia, cronista, mantém a coluna semanal De um tudo. Ilustração de Fernando Vianna, artista gráfico e engenheiro, especial para o texto. Emails para esta coluna devem ser enviados a: deumtudocronicas@gmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro essas suas conversas moles pra boi dormir. Elas me põem no prumo para começar mais um glorioso dia. Márcia Ester

Anônimo disse...

Puxa vida !!!! Você abrangeu do mar ao céu, passando pela terra. Não escapou nada à sua mente de fina analista .Tenho assunto demais, a partir da leitura de hoje, para discutir com minhas amiguinhas, velhinhas. espertinhas, cheirosinhas,bonitinhas....
Mil parabéns. Fantástico.! Nota millllllll.
Mummy Dircim

Anônimo disse...

Essa observação é para o Fernando. Sabe, Fernando, fico tão empolgada com as " maluquices " escritas pela Júnia, que sempre acabo não fazendo referência ao seu precioso trabalho de ilustração. A de hoje, por exemplo, me leva a contemplar a importância da boa preguiça, aquela risonha e maliciosa.Acho que agora vou dormir de novo. Obrigada .
Aquele abraço da
Mummy Dircim

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics