.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Extremo Ocidente # 2


Galo, forte e brigador


A palavra de ordem era “secar”. Torcedor gosta de agourar o time alheio e há mesmo quem prefira jogar maus ares para o oponente do que enviar boas vibrações à própria esquadra.
Quando foi chegando a data da viagem para Belo Horizonte, apressei-me em conferir a tabela. Brasileirão, Galo e Vitória. O Galo, que de fogo de palha passou a candidato ao título, este time que resolveu interferir nos planos do meu Tricolor, não merece comiseração: a ordem é secar.
Chegando a BH, a bilheteria do Mineirão esperava. Problemas de ingressos à parte, consegui entrar no estádio. No início, até pensei que a função de secador pressupunha sentar na torcida baiana. Ainda bem que não deu certo, teria sido um enorme arrependimento. Ficar lá, no meio da torcida do Galo, é beleza pura.
Mineirão lotado, bonito de ver. O Atlético vive seu momento divino, maravilhoso, em que precisa estar atento e forte, sem tempo de temer a morte. A ordem é secar e, por isso, cabe olhar torto pra casa cheia, achar que isso é coisa de quem não ganha título há décadas, feito de torcida carente, moço.
É hora de o Galo vir a campo. Torcida em uníssono é algo fantástico, só se arrepia quem vê. É um dos poucos momentos em que vale a pena integrar um rebanho, penso eu. A torcida é linda, mas a decisão é de secar. Para isso estou. Aliás, todo o resto de BH, a Pampulha, a Praça Sete, os botecos, que tudo fique menor frente ao jogo, a ordem é secar. Que caia o Galo.
A bola rola, a torcida segue cantando bonito. O time está longe de ser o melhor do torneio, mas tem fibra. Sabe de suas limitações, assimila seus problemas, não olha com empáfia para o adversário. Sabe que, se não correr, perde. E a torcida canta bonito, empurra o time.
Não, já não dá pra secar. Um time que dá o sangue, uma torcida que lota a casa e vai pra cima, não dá pra secar. Que vença o Galo. Tardelli, atacante que parece ter cansado de dar problema, marca o gol. É o único do jogo, é aquilo que o time precisa.
A torcida, empolgada, quer agora ver o retorno de Marques, cavaleiro de mil andanças que fica melhor à medida que passa o tempo. Entendeu que, quando já não era veloz, precisava ganhar classe, e assim o fez. Vai andando como é, vai sendo como pode, joga seu corpo no mundo, anda por todos os cantos. Pela lei natural dos encontros, deixa e recebe um tanto.
No segundo tempo, o Vitória melhora. Bola na trave. Por um momento, hesito e penso em voltar a secar, mas logo a torcida do Galo empurra de novo e deixo de lado o papel de agouro. Há tempo para Tardelli sofrer e perder um penal, não importa: o Galo é forte e brigador.
E merece ganhar. Depois de uma tarde-noite no Mineirão, penso que, se não for para o Tricolor, que seja para o Galo.

João Peres é jornalista e foi a BH numa promoção dessas imperdíveis de passagens aéreas. Viu Atlético Mineiro x Vitória, no 24 de outubro, e conheceu o Mineirão.

2 comentários:

Anselmo disse...

Secar é uma arte. Uma arte sem nobreza, é verdade, mas ainda assim de muito valor. O Xico Sà a descreve muito bem (e enxerga até nobreza nisso).

mas acho legal isso que o joão descreve. tem jogo q vc tenta torcer pra um lado ou tenta secar um lado, mas não consegue. Pra mim, o que acontece ao assistir a um jogo é análogo ao que rola na hora de saber, quando se é moleque, pra que time você torce. Por mais que exista pressão e uma margem pra escolher, de repente vc se percebe torcendo sem nem se dar conta de quando aquele sentimento começou.

Mijão disse...

Recentemente, tive uma crise no meu namoro. Minha vó dizia: o que vê na vizinha, não encontra na vida. Por isso olha, e anseia. Mas não se engane, o que escolheste agora é, seu, é estar sendo, e não vai mudar tão fácil. O logo é nunca.

O que viu no Atlético, impossível encontrar no São Paulo. Uma pena. Pra você. E fica uma sugestão, não vá pro meio da torcida do Corinthians. Pelo jeito, isso não é pra vc.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics