.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Luiza Erundina ganha apoio em blogue

A ex-prefeita de São Paulo e atual deputada federal pelo PSB, Luiza Erundina, tem passado maus bocados desde que foi condenada a pagar uma dívida de R$ 350 mil aos cofres públicos por conta de uma condenação judicial – da qual não pode recorrer, está transitada em julgado – decorrente de um texto publicado no jornal Folha de S. Paulo em 1989, à época em que comandava a prefeitura da capital paulista.
No anúncio publicado no jornal a ex-prefeita defendia a greve nacional dos transportes, alegando, por exemplo, que os ônibus não deveriam sair da garagem para envitar que ficassem mais deteriorados do que já estavam. Alvo de uma Ação Popular (no mesmo ano de 1989) de um paulistano desgostoso com a atitude, Luiza teve, neste abril de 2009, ou seja, exatos 20 anos depois do ocorrido, todos os seus bens penhorados: o apartamento, o automóvel e 10% do salário que recebe como deputada federal. A ação impetrada pelo cidadão Gamez Nunes pede que Erundina devolva o dinheiro que a Prefeitura utilizou na publicação em que ela se posicionou favoravelmente ao movimento grevista. A deputada que tem a casa como único bem - o que por lei bloqueia a penhorabilidade - abriu mão desta prerrogativa para arcar com pequena parte da dívida.
O que parece piada pronta não é. A política honesta que pagando o pato de muitos desonestos. A Rede Brasil Atual com o repórter e colunista deste blogue, João Peres (Extremo Ocidente), noticiou o ocorrido. Disse Erundina que “jamais” poderá pagar essa dívida (corrigida pela inflação ao longo desses anos todos) e que sofre com preconceito por ser de esquerda. João Peres escreveu belo texto sobre o primeiro jantar de apoio para arrecadar verba – iniciativa dos amigos e que muito emocionou Luiza.
Agora, para dar sequencia, foi criado o Blog Luiza Apoio Você com os dados da conta da campanha e depoimentos dos apoiadores. Você também pode deixar o seu depoimento. Para os que puderem contribuir aí vai a conta: Banco do Brasil - Agência 4884-4 - Conta corrente 2009-5.

"Tem muito canalha lá"
Nunca me esqueço da entrevista na qual participei com Erundina, em que, emocionada, falou do povo e do quão delicada foi ao discorrer sobre o seu ex-partido, o PT. Certa altura da entrevista, realizada em 2007, quando perguntei sobre o congresso me respondeu: "O que a mídia transmite sobre o Congresso não é real. Ou real em parte, por que a mídia só projeta aquilo que é destrutivo para o poder, sobretudo a Câmara. Se há uma instituição na democracia burguesa mais representativa do povo, é a Câmara. Por isso que uma certa mídia faz campanha tão sistemática para destruir o poder, para com isso enfraquecer a democracia. A grande parte dessa mídia não tem compromisso com a democracia, porque não pagou por ela. Não podemos correr riscos, e a forma como uma certa mídia desmoraliza o Poder Legislativo... não obstante todos os canalhas que têm lá. E tem muito canalha lá, de todos os partidos. Mas eu valorizo tudo o que se produz de bom naquele Congresso e se produz muita coisa boa. Acompanhem as comissões temáticas, os seminários que se realizam, as audiências públicas, as discussões de projetos de iniciativa do governo, de iniciativa do próprio Congresso. Agora mesmo temos uma discussão riquíssima na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação Informática, sobre a revisão das normas de outorga e renovação de concessão." Erundina tem meu apoio e falo apenas por mim, não falo nem em nome deste blogue ou dos seus colunistas.

Um comentário:

Moriti disse...

Boa, Thiago! Vale dar uma força para a Erundina, que é uma pessoa digna de solidariedade.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics