.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Manchetes Rejeitadas # 16

O jornalista e escritor Tietê Campos responde aos vencedores da Promoção Cultural Nota de Rodapé te leva ao espetáculo "Improvável" que aconteceu neste final de semana. Em breve, novas promoções que estimulam o debate a proporcionam cultura.

Qual a sua opinião a respeito da troca de farpas entre globo x record?
 Existe alguém que esteja realmente exercendo a função jornalística de forma
isenta? (Kauana Miranda, São Paulo, SP)
Cara Kauana, me lembro de uma instrução que recebi ao começar a trabalhar em jornalismo na Folha da Manhã, hoje Folha de S. Paulo. Para a cobertura da guerra do Vietnã, que interessava os EUA, devíamos usar o noticiário da AFP, agência francesa. Para a cobertura da guerra da Argélia, que interessava a França, devíamos usar o noticiário da UPI, agência americana. Hoje a minha opinião é que, quando queremos saber da Globo, devemos dar atenção à Record; quando queremos saber da Record, devemos dar atenção à Globo. Não existe ninguém fazendo jornalismo com isenção, nunca existiu e jamais vai existir. O ser humano forçosamente toma partido. É bom que isso seja consciente e que seja pública a tomada de posição por parte de cada jornalista. E um dos partidos que o jornalista pode tomar é o partido de procurar ser o mais isento possível. Esses são os melhores jornalistas.

Após algumas leituras em diversos meios de comunicação, entre eles a internet, podemos apreender que, em que pese a pobreza no Brasil tenha registrado queda desde 2006, ainda há 36,2 milhões de brasileiros vivendo com até R$ 125,00 por mês; que vivemos em um país que possui o segundo maior índice de analfabetismo da América do Sul, ignorando aí o analfabetismo funcional. Diante desta explanação, o que apresentaria como sugestão prática e viável para maior número de pessoas com contato à rede que possibilita o acesso a toda a espécie de informação, a internet, e mais, a programas culturais em detrimento da própria alimentação diante de tal cenário?
(Flávia Ribeiro Simões, Osasco, São Paulo
)
Prezada Flávia, me parece que você está perguntando se o problema da fome não deve ser resolvido antes dos outros. Claro que sim, na minha opinião. No entanto essa não é a opinião de todo mundo. Muitas pessoas acham que os famintos é que têm culpa pela própria fome, pois deveriam se ter preparado para exercer um emprego que lhes proporcionasse renda para preencherem suas necessidades básicas. Além disso, há os que acham que a fome dos outros não é de sua competência, sim do governo ou das Igrejas, ou das ONGs do setor. E mais: para resolver os problemas de quem tem fome, seria necessário que as pessoas que não passam fome desistissem de gozar de alguns benefícios de que gozam. Nem todos estão dispostos a renunciar a aspectos de seu estilo de vida para que ninguém passe fome. Eu diria que praticamente ninguém está disposto a isso.

O lançamento do filme do Lula em 2010 é uma jogada política para o PT e coligados continuarem governando esse país?
(Leandro Cavalcante Damascena, São Paulo, SP
)
Certamente o filme terá um papel na campanha eleitoral, mas, como o Lula não pode ser candidato, não será um papel decisivo, longe disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics