O sentido da solidariedade deve ser exercido sempre. Mas existem momentos em que ele grita mais alto como agora. Na crise econômica bilhões foram levantados em dias. Numa catástrofe como a do Haiti a coisa vai a conta gotas. É a realidade, infelizmente. A economia fala mais alto que a necessidade humana. Mas deixa pra lá. Cada um tem uma forma de pensar, eu sei, mas é cruel assistir um povo nocauteado, prostrado, morrendo e a gente, deste lado, agir no dia a dia como se nada acontecesse. Não finja que não viu. Lá no Haiti tudo falta - água, alimentos, assistência médica. É um país destruido e que perdeu sua memória. E o povo sofre demais há muitos anos. Agora, sofre novamente a perda dos amigos, parentes, filhos... E o sofrimento é uma merda, você sabe. Não dá para não ajudar com o mínimo possível!
Aos estudantes de todo o Brasil aproveitem o início das aulas e os famosos trotes solidários, aqueles que não usam de violência, obviamente, como o pedágio onde o estudante fica no farol pedindo um troco pra encher a cara depois. Em vez disso, porque não mandar para o Haiti? Fica a sugestão. Em vez de lamentações e discursos, vamos a uma ação mais prática. Se souberem de outras formas de doações deixem nos comentários da postagem. Divulgem, se assim quiserem e puderem.
Como doar
Comida
A doação de alimentos e água engarrafada vai ser coordenada pela Defesa Civil. De acordo com o governo, alimentos prontos para o consumo são prioridade. Todas as unidades da defesa civil, inclusive as estaduais e municipais, estão preparadas para receber as doações. O site para informações é www.defesacivil.gov.br
Remédios
No caso da doação de medicamentos e oferta de serviços médicos, a coordenação está com Ministério da Saúde. O telefone de contato é 192 e o e-mail é missaodeajudasamu192@saude.gov.br
Serviços
O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) vai coordenar a oferta de outros serviços. Os contatos com o GSI podem ser feitos pelo telefone (61) 3411-1297 e pelo e-mail saei@planalto.gov.br
Dinheiro
O Banco do Brasil abriu conta corrente administrada pela Embaixada do Haiti no Brasil. De onde estiver – norte, sul, leste, oeste, no exterior – faça sua doação.
- SOS Haiti / Agência: 1606-3 / Banco: Banco do Brasil / Conta corrente: 91.000-7
- ONG Viva Rio: Rua do Russel, 76, Glória, Rio de Janeiro. A ONG está aberta todos os dias, das 9h às 18h. Para doações em dinheiro, anote: Viva Rio Doações / Agência: 1769-8 / Conta: 5113-6 / Banco: Banco do Brasil / CNPJ: 00343941/0001-28.
- Também é possível fazer doações às vítimas pela internet no site da organização ActionAid. Por telefone, o contato deve ser feito no 0330-100-0300.
- Comitê Internacional da Cruz Vermelha: Banco: HSBC. Agência: 1276 Conta Corrente: 14526-84 CNPJ: 04359688/0001-51
- Cáritas e CNBB: Banco do Brasil, agência 3475-4, conta corrente 23969-0; na Caixa Econômica Federal, agência 0647, Operação 003, conta corrente 600-1, e no Bradesco agência 1041, conta corrente 1132-1.
2 comentários:
Não à indiferença! Não encaremos este fato como mais uma paisagem ou como uma "tragédia dos outros" exibida e superexplorada por muitos meios de comunicação!
É morita, aí é que está. Será que dá? Será que vai? Abraço, valeu a troca aqui nos comentários, Thiago
Postar um comentário
Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.