.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Humilhação de norte-coreanos foi noticiada por rádio de contrapropaganda dos EUA

Toda a mídia brasileira e internacional deu certo destaque para a notícia de punição aos jogadores e ao técnico da seleção da Coreia do Norte de futebol. Passados 20 dias do fim da Copa do Mundo, quando o time ficou em último lugar, espalhou-se rapidamente a informação. A origem da notícia, porém, é uma emissora de rádio mantida pelo governo dos Estados Unidos para fazer contrapropaganda em regimes autoritários da Ásia. No conselho da agência que produz o conteúdo, está a própria secretária do Departamento de Estado da Casa Branca, Hillary Clinton. Em tempo: ninguém aqui defende o regime da Coreia do Norte.

O caso
A notícia saiu na sexta-feira, 30, e se espalhou pelo planeta. No Brasil, Globoesporte, O Globo, UOL e todos os sites esportivos deram alguma variação das seguintes manchetes:

- Seleção norte-coreana é humilhada após Copa
- Coreia do Norte pune técnico da seleção com trabalho forçado

O técnico Kim Jung-hun teria sido condenado a trabalhos forçados na construção civil, um destino "ainda pior" do que a humilhação pela qual os jogadores teriam passado. Os 23 jogadores teriam ido ao palácio do governo onde, segundo as matérias, passaram de quatro a seis horas de constrangimentos e repreensão pública. Além disso, seguem os textos, foram encorajados a criticar Jung-hun por ter traído a pátria.
Pelo mundo, os britânicos The Guardian e The Telegraph, os americanos Huffingtonpost e Newsweek e agências, como a AFP trouxeram a informação, devidamente traduzida para o idioma de Camões. Diferentemente dos veículos brasileiros, as notícias produzidas em inglês citadas acima traziam uma informação crucial: a fonte. "A Rádio Free Asia citou uma fonte que disse ter ouvido que Kim Jung-hun havia sido enviado para trabalhos forçados em uma construção e que havia temores por sua segurança", escreveu o The Guardian.
Toda a matéria era baseada nas informações da Radio Free Asia. No site da emissora, consta a matéria, de dois dias antes, 28 de julho. A sessão de humilhação por terem falhado na "batalha ideológica" é datada de 2 de julho, no retorno a Pyongyang, capital do país, os jogadores de origem japonesa Jung Tae Se e An Yong Hak teriam sido poupados. A fonte da rádio: um empresário chinês. Tudo certo, né?

Radio Free Asia
Foto: Divulgação BBG
Criada em 1996, a Radio Free Asia é uma emissora mantida por uma fundação privada e sem fins lucrativos ligada ao governo dos Estados Unidos. O aporte de recursos e a divisão estratégica de criá-la ocorreu dois anos antes, na aprovação do Ato de Transmissão Internacional (tradução livre e da promoção para International Broadcasting Act).
A emissora é administrada por uma diretoria chamada Broadcasting Board of Governors (BBG), a mesma que produz a Voz da América e outros programas de contrapropaganda internacionais (dados do Wikipedia, confirmados no site da emissora e da agência). No caso da RFA, o conteúdo é produzido para seis países em nove idiomas, incluindo o mandarim (na foto), para veicular notícias que, em função das restrições de liberdade de imprensa e de expressão, não seriam levadas aos meios de comunicação de massa. São países comunistas ou ex-comunistas, incluindo China, Vietnã, Coreia do Norte etc.
A Voz da América (Voice of America) e suas variantes foram iniciadas na Segunda Guerra Mundial, para mandar o recado do Tio Sam – de liberdade e antitotalitarismo – a lugares ocupados ou sob ameaças nazistas. Depois, foi usado em países comunistas durante a Guerra Fria, incluindo Cuba. Tudo dentro da estratégia de tentar influenciar o cenário interno, abalar o moral dos apoiadores de regimes autoritários.
Mas isso envolve, eventualmente, censurar informações e publicar notícias não tão verdadeiras. Por exemplo, a Voz da América pagou, segundo algumas das mesmas agências que divulgaram a informação sobre a Coreia do Norte, a jornalistas de Miami para produzir notícias contra Fidel Castro. Documentos oficiais divulgados pelo Miami Herald em 2006 davam conta da informação. A publicação fez com que o diretor de redação do veículo, Jesus Dias Jr. se demitisse do cargo. Estratégias semelhantes são noticiadas em relação a países como o Irã e Afeganistão, contra os quais os EUA promovem investidas políticas ou militares.
Um indicador do grau de ingerência sobre as emissoras e o quanto elas são estratégicas é dado pela composição dos conselheiros da BBG, a agência que mantém o sistema de transmissão. Comandado pelo ex-embaixador da Polônia Victor H. Ashe, o conselho tem a própria secretária do Departamento de Estado dos EUA, Hillary Clinton.
Tornou-se uma agência independente em 1999, até quando era um órgão submetido à Agência de Informação dos Estados Unidos. Mesmo assim, oito membros do conselho são nomeados pelo presidente, enquanto o nono integrante é sempre o secretário de Estado.

Sem mocinhos
A contrapropaganda dos Estados Unidos busca enfraquecer regimes autoritários e que promovem censura. A Coreia do Norte é um deles. Muito antes de ser enquadrada no Eixo do Mal por George W. Bush, o regime comunista de Kim Jong Il é combatido. Entre as acusações, dependendo do período histórico, estão violações de direitos civis, direitos humanos e liberdades de expressão, de imprensa e de organização. Tudo verdade.
Tanto que é verossímil que o líder político de uma nação assim seja capaz de promover uma humilhação aos jogadores e ao técnico. Mas nenhuma evidência e uma fonte citada off the record por uma emissora mantida pelo governo dos Estados Unidos – com objetivos estratégicos sabidamente voltados à desestabilização do governo – tornam-se fonte de reportagens e mais reportagens. A repetição vai ocultando a fonte, até que a fonte nem é mais citada, como ocorre na maioria das matérias publicadas no Brasil. O fato de não haver como desmentir a informação não a torna confirmada. Quem pode fazê-lo é o próprio governo, que não mereceria qualquer credibilidade, ainda mais diante do temor de pressão internacional. Tampouco existem meios de se confirmar o dado. As fontes são frágeis e pouco confiáveis, mas todo mundo publicou.

Penúltima
Desde a Copa de 1966, uma história folclórica do universo do ludopédio era a suposta condenação a castigos e humilhações por parte dos jogadores norte-coreanos. Apenas em 2010, a SporTV transmitiu um documentário que entrevista integrantes da delegação (1966 - A Copa dos norte-coreanos, mas não achei link para o vídeo, só esta resenha). Todos os atletas relatam – e há fotos da época – grande orgulho nacional pelo desempenho, com direito a desfile em carro aberto. Nada garante que a fórmula se repetiu. Mas é um indício de que informações historicamente correntes – e carregadas ideologicamente – nem sempre são confiáveis.

Hipótese
No ato que instalou a Radio Free Asia consta previsão de investimentos na emissora. E, após 30 de setembro de 2010, dois meses depois da veiculação da notícia, a diretoria da rádio não pode fazer novos investimentos sem o aval do governo dos Estados Unidos. A informação consta no sistema da Universidade de Cornell. Com notícias como essas e a repercussão da montavista, o apelo por mais verba se fortalece.

Anselmo Massad é jornalista, via Futepoca

Um comentário:

Humberto Capellari disse...

Esse documentário é excelente, por sinal. Parece que os autores foram os primeiros estrangeiros, em décadas, autorizados a filmar na Coreía do Norte. Tente achar no You Tube.

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics