.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Liquidificador da “informação” destaca: Ahmadinejad chama Obama para o debate do século. Aceitará?

Imagine a turbulência mental ao ler detalhadamente todas as notícias mais “importantes” do dia veiculadas no jornal do dia seguinte. S.A.T.U.R.A.Ç.Ã.O é o que penso sempre que pego o jornal, qualquer deles. “Não quero saber, mas preciso”. Liquidificador da informação é um apanhado. Nada mais. Aqui, somente, apenas, a informação menor. O que batemos o olho. De ontem, não te importa hoje. Respire e vá de um fôlego.

Dia 3 de agosto. Gol contra. Trezentos voos cancelados e caos nos aeroportos. E ainda pode rolar uma greve. Alô, alô, vamos fiscalizar: após atentados à Rota, PM mata oito em 36 horas (equivalente a sete vezes a média diária de óbitos). Procuradoria divulga lista com problemas na inscrição enquanto o TSE deu direito de resposta ao PT de Dilma. Tal pai tal... filho de Fernandinho Beira-mar é preso por tráfico na Paraíba.
Ministério do Desenvolvimento divulga resultado da balança comercial enquanto as cidades continuam entupidas de carros com a venda de veículos crescendo em julho. A Caixa está bem: conseguiu a maior capitalização em 10 anos enquanto o Banco Central soltava seu boletim. Os médicos soltaram um manifesto com reivindicações e depois de milhares de civis assassinatos os EUA anunciam que vão retirar suas tropas do Iraque até o final do mês. Em contrapartida, Ahmadinejad, chama Obama para o debate cara a cara na tevê em busca de soluções para problemas mundiais. Ao perdedor caberá aceitar as ideias do vencedor (aceitará?). Com a sanção de Lula sobre a Lei dos Resíduos Sólidos, Lixões (tema de reportagem da Retrato do Brasil de agosto) tem quatro anos para acabar. Secretário da ONU anuncia comissão para investigar caso de ataque a barco de ajuda humanitária. Na França, Sarkozy ameaça tirar cidadania de imigrantes por crimes cometidos pelos filhos. Segundo o Correio Brasilense, o Ministério da Defesa (após aval da FAB) vai anunciar o caça Rafale (Francês) ainda em agosto. A transferência de tecnologia pesou na decisão (só isso?).
A revista (famosinha) Newsweek foi vendida pelo grupo Washington Post. Saiu o censo da vida marinha e o Mercosul anunciou acordo para a utilização do Aquífero Guarani (maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo). Série de pesquisas: a industrial mensal (Brasil) será divulgada amanhã. E a industrial regional e o IPCA no dia seis. Bruno, namorada de goleiro pode estar grávida. O advogado Érico Quaresma diz que Fernanda Gomes está comendo muito biscoito com leite condensado e vai fazer o teste de gravidez. Em São José do Rio Preto, garoto de seis morreu de catapora, a primeira morte em 15 anos. Com tudo: depois de sair nua com dois homens na Playboy desse mês, Cléo Pires vai aparecer semi-nua na novela da Globo, “Araguaia”.

Thiago Domenici, jornalista, sempre que puder, fará aqui o liquidificador das informações do dia anterior que você lê no dia seguinte. Em linhas gerais, parte daquilo que é publicado na grande mídia e afins que ninguém consegue ler.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai, que bom!
Com tanta baboseiras nos jornais, você filtra e me oferece enxutinho.

Anônimo disse...

minha cabeça dói...

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics