.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Corinthians: 100 anos de emoções

100 anos do timão; 100 palavras
Ser corinthiano é um estado de espírito. Só quem tem esse sentimento sabe o que é, mas é difícil explicar. Até porque um corinthiano não precisa explicar para outro uma coisa que é comum aos dois. Quem não é corinthiano jamais vai entender e por isso diz que é exagero, arrogância, que todo torcedor ama seu time da mesma forma. Para homenagear o centenário do Corinthians, vou escrever cem palavras que sintetizam o corinthianismo. Você, leitor corinthiano, receba essa miscelânea de idéias e sinta-se orgulhoso. Você, leitor não-corinthiano, tente compreender por quê não nos abalamos, nem nos momentos mais difíceis da nossa história.
Uma nação apaixonada e enlouquecida. O corinthiano é feliz, fiel, louco, vibrante; unido pela vida, pela história e pelo amor. Sentimento incondicional que cresce na adversidade e se multiplica toda vez que colocado à prova, seja no jejum de mais de duas décadas, na repressão política ou na segunda divisão. Com raça e democracia alcançamos nossas maiores glórias.
O povo corinthiano é guerreiro, abençoado e protegido pelas armas de São Jorge. Com duas invasões ao maior templo do futebol, resgatamos o orgulho de carregar o manto sagrado e conquistamos o mundo. Lealdade, Humildade e Procedimento são nossos mandamentos. Isso é Corinthians!

Thiago Barbieri é jornalista; autor do livro sobre o Corinthians "23 anos em 7 segundos", editor do jornal Primeira Hora da Rádio Bandeirandes e colunista do Nota de Rodapé.

Um comentário:

Anônimo disse...

Barba, o texto - como sempre - é ótimo, mas o tema "Corinthianismo" só pode mesmo ser entendido por vocês.
Torcer por um time de futebol é um sentimento próprio de cada um.
Abração,
Dedé Gomes (O Verdadeiro).

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics