.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A internet a favor da política

Na última semana, indiquei o site Voto Aberto, no qual você dá seu parecer sobre propostas que foram para votação e checa se seu candidato agiu como você gostaria. Da análise de ação, chegou a mim outro site com o mesmo mecanismo, mas com um olhar um pouco mais ideológico da coisa. O Repolítica faz 8 perguntas ao eleitor, todas relacionadas com valores e prioridades de mandato. Ao fim, o resultado te indica o político mais próximo do que você acredita. Outra indicação, no Vote na web, você seleciona um candidato e pode verificar se ele votou a favor ou contra determinado projeto, além de saber quais ele enviou para análise. Os caras mostram também como foi a votação no Senado ou na Câmara e qual é a opinião das pessoas a respeito do tema.
O Meu voto traz uma lista de 30 perguntas sobre temas relevantes e polêmicos para apontar seu grau de identificação com os candidatos. Interessante por não apontar no resultado final um resultado único, mas uma mescla aberta para análise.
Fica o desafio para visitar estes sites e ver se concorda com os resultados. Quem sabe você não conhece melhor aquele candidato que você só gostava porque “vai com a cara dele”, é surpreendido com algum figura nova ou, no pior dos casos, volta aqui pra criticar e indicar algo melhor?

Diogo Ruic é jornalista e editor assistente do NR

2 comentários:

Rodrigo Rego disse...

Oi Diogo, obrigado pela indicação do Repolítica! Sou um dos autores. O post ficou ótimo.

Uma coisa bacana, e talvez o principal do Repolítica, é que os resultados são guiados pela opinião dos usuários. Ao final do teste, você diz se o resultado corresponde ou não às suas expectativas, e o teste aprende com você.

Ao mesmo tempo, você pode entrar no perfil dos políticos e emitir diretamente sua opinião sobre a ideologia, prioridades e qualidades de cada candidato. É uma aposta na sabedoria coletiva que tem dado muito certo.

Um grande abraço.

Diogo Ruic disse...

Rodrigo,
Muito obrigado pelo complemento, realmente a construção coletiva desses perfis é um bom diferencial.
Abs!
Diogo

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics