.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Retrato do Brasil de outubro

A revista mensal Retrato do Brasil traz, neste mês de outubro, reportagens sobre condições de vida, política, economia, ciência e cultura.

Capa e Livro
Há dois anos, a publicação declarou que a então famosa Operação Satiagraha, conduzida por Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal (PF), mais escondia do que revelava informações sobre o misterioso processo de privatização da telefonia brasileira. Agora, a investigação da própria PF sobre os desmandos do delegado Protógenes Queiroz naquela ação ajuda a revelar o que o grande escândalo criado com a perseguição do banqueiro Daniel Dantas encobria. Na edição número 39, nas bancas e disponível
para venda em nosso site, você tem acesso as 11 páginas da reportagem de Raimundo Rodrigues Pereira, contada em três capítulos. Como escreveu Elio Gaspari na coluna de domingo da Folha de S. Paulo, “O repórter expõe teatralidades e inconsistências da Operação Satiagraha, com a apresentação de grampos manipulados, diligências espetaculares e tolices em matéria financeira. Ele atravessou 10 mil páginas de documentos, dezenas de entrevistas e 15 horas de conversas com Daniel Dantas. Em alguns casos, narra sua investigação na primeira pessoa. O leitor de "O Escândalo Daniel Dantas" poderá atravessá-lo sem mudar de opinião sobre Dantas, a privataria, o PT e os companheiros dos fundos de pensão, mas perderá muitas de suas certezas.” Essa referência, no entanto, é feita com base no livro (já a venda) também de Raimundo, citado neste NR em 2 de setembro.

Internacional e cultura
Em outra reportagem, Lia Imanishi, trata do ensino público no Rio, que vai mal. E é reprovado até mesmo na segurança das escolas das periferias. Em internacional, três matérias. Greve na Fábrica do Mundo, sobre a China. Lá, o Partido Comunista apoia paralisações e mostra que reduzir direitos trabalhistas não é a melhor solução para problemas financeiros. No Brasil, também a China, depois de anos de descrição, anuncia investimentos de tirar o fôlego, no texto de Rafael Hernandes.
Dos porões da democracia, o Washington Post, um dos grandes diários dos EUA, revela como o Estado americano vigia seus cidadãos. E, fechando, texto de Flávio Dieguez, sobre a Alemanha de Angela Merkel que queima seu capital político para fazer frente a um ambiente interno tenso e ao mercado europeu deprimido. Em Ciência, Flávio de Carvalho Serpa levanta outro debate: a fraude de dados de pesquisas torna-se cada vez mais frequente entre cientistas. Por que isso ocorre?
Em Cultura, a critica de dança Juliana Moraes trata do amor, fragilidade e rigidez de Noiva Despedaçada, do coreógrafo e bailarino Ricardo Iazzetta. Na resenha de livro, sentimentos de fôlego no livro Brasilidade Revolucionária, de Marcelo Ridenti, que analisa as conexões entre cultura e política no século passado. E em meio as eleições, o fantasma da liberdade, texto de Israel do Vale, que faz uma retrospectiva crítica diante da política de comunicação adotada pelo governo Lula. (Thiago Domenici)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics