.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Telefônica Sonidos: o Festival que ainda pode virar gente grande!

Trago aqui um tema de setembro, para quebrar o ritmo e fazer pensar em outra pauta que não as eleições de domingo. Acredito imensamente que o festival “Telefônica Sonidos” (realizado entre 21 e 25 de setembro) é um dos caminhos que tanto imaginei para estreitar as relações entre Brasil e o restante da América Latina, mas é necessário que o festival seja amplamente repensado, para que - de fato - o festival possa transparecer a identidade da América Latina. É bem verdade que organizar algo grandioso passa por todas as dificuldades possíveis, como:
Locação de um lugar apropriado;
Coincidir datas nas agendas dos artistas;
Cumprir contratualmente com as exigências de cada artista, patrocinadores, apoiadores, fornecedores, etc.;
Montar a logística;
Contratar staff;
Contratar fornecedores;
Elaborar plano de mídia e;
Divulgar em tempo.
Aponto ainda, um dos maiores erros dos grandes shows e/ou festivais, que está na postura dos assessores de imprensa, e em como tratam os pequenos veículos de comunicação. Não credenciam, não dão retorno, não atendem. Está na hora das assessorias de imprensa entenderem que a grande mídia nem sempre dá tanta importância e ênfase aos acontecimentos culturais, como tantos outros blogs, jornais de bairro, revistas de pequena circulação e por aí vai.
Trabalho com assessoria há mais de sete anos e sempre fiz questão de manter contato com todos os veículos.
Antes uma noticia veiculada em escalada menor, porém, feita com conhecimento e atenção, do que uma noticia jogada no papel. O Nota de Rodapé recebeu – infelizmente – esse tratamento. Um dos canais atuais que mais falam da América Latina e que tem colunistas que se dedicam a escrever sobre a música e os fatores culturais dos irmãos latinos. É uma pena, porque vi um grande jornal paulistano noticiar, por exemplo, que o músico Fito Paez nunca pensou em morar fora da Argentina. Quem acompanha a carreira do músico, sabe que após uma tragédia pessoal, ele não só pensou em morar na Espanha, como chegou a fazer uma turnê de despedida na Argentina.
O festival ‘Telefônica Sonidos’ tem um grande potencial e acredito que em próximas edições poderá melhorar diversos quesitos.
Vale apostar em mais quiosques de alimentação com cardápio latino.
Vale apostar em exposições de artistas da América Latina.
Vale apostar em outros grandes nomes como Julieta Venegas (que já fez parcerias com Lenine e Otto), Charly Garcia, Leon Gieco, Andres Calamaro e quem sabe, torcer para que haja a recuperação do Gustavo Cerati e que possamos apostar num show desse grande músico argentino, no Brasil.
Telefônica Sonidos poderia ter um maior reconhecimento do público e da mídia. Não é fácil fazer uma produção desse tamanho e que envolve uma temática diferente, por isso mesmo, o festival deveria ter se preocupado em apresentar as parcerias envolvidas e o que cada artista representa de maneira mais eloquente e persistente.

Leia mais:
- Sonidos faz ponte entre Brasil e vizinhos da Latino América (Ricardo Viel)
- O que não foi dito sobre o SWU (Juliana Sassi)

Poucas pessoas do meu círculo de amizades sabiam do evento, e claro, menor ainda o grupo que conhecia os artistas latinos em questão. É hora de abrir o caminho para a cultura latina em nosso país e acredito que o “Telefônica Sonidos” foi o primeiro - ainda que inseguro – passo.
Infelizmente falta muito para que o Brasil se considere latino, e não ter o mesmo idioma dos demais países é um dos motivos para isso. Nossa incrível arrogância em pensar que somos melhores, e na verdade, culturalmente estamos muito, mas muito atrás dos nossos hermanos espalhados nessa grande América Latina.
Que venham alternativas desse tipo e que as ações possam acontecer de forma mais amadurecida e organizada.

Fabiana Cardoso é jornalista, produtora e colunista do NR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics