.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Retrato do Brasil de junho

Capa com Ilustração de Caco Bressane
Na edição de junho de Retrato do Brasil, a confusão do Código Florestal é o tema da reportagem de capa, no texto de Lia Imanishi. Didática e dividida em cinco partes, você vai entender o passo a passo das negociações de Aldo Rebelo, do PcdoB, relator do projeto até seu desfecho. Quem são as forças que lutam por trás do novo Código (que agora vai ao Senado)?

No Ponto de Vista, uma critica a falsa sustentabilidade brasileira: “é insustentável o modelo econômico dependente dos capitais e da tecnologia externos e que se apoia na monocultura e na concentração de terra do agronegócio.” Leia na íntegra.

O repórter Julio Cruz Neto mostra as meias-verdades que viu em Nova Orleans, nos EUA, ao visitar a Laura Plantation, um antigo latifúndio sulista de trabalho escravo. Aos turistas, a história é contada cheia de erros. E também confirma que o racismo e o preconceito permanecem vivos, às vezes de forma sutil, entre os americanos.

O que você sabe sobre o Amapá? Isolado geograficamente do resto do país, o mais setentrional dos nossos estados, palco de renhidas disputas políticas entre Sarney e os Capiberibe, está à procura de um rumo para o seu desenvolvimento.

No Rio de Janeiro, Rogério Pacheco Jordão relata a escavação arqueológica na região do antigo mercado do Valongo, no centro da cidade, e que traz à luz do dia a lembrança de que por aquele desembarcadouro passaram cerca de 700 mil escravos vindos da África.

Flávio de Carvalho Serpa resenha dois livros de divulgação ciêntifica brilhantes por suas qualidades literárias: o primeiro deles é a A Vida Imortal de Henrietta Lack (Rebecca, Skloot, Cia. das Letras, 2011) e o segundo, O Terceiro Chimpanzé (Jared Diamont, Record, 2011).

Fechando a edição, Ricardo Viel escreve sobre a gaita de boca. O sucesso do instrumento, consagrado no Brasil no décimo encontro internacional, realizado no Sesc Pompeia, baseia-se num estilo original e eclético. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics