.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Itamar Assumpção abre a série de filmes "Iconoclássicos"

Daquele Instante em Diante, documentário de Rogério Velloso sobre o músico paulista Itamar Assumpção (falecido em 2003) estreou no dia 8 de julho nas salas de cinemas Unibanco de todo o país. E o melhor, a exibição é gratuita.

Itamar abre a série Iconoclássicos que vai ter ainda:
Leminski, Nelson Leirner, Zé Celso Martinez e Sganzerla.
Itamar foi um experimentador de ritmos, na contramão do mercado, como bem descreveu o jornalista Tárik de Souza, em texto publicado na Retrato do Brasil, que disponibilizo em PDF para vocês. Assumpção foi integrante da chamada vanguarda paulistana — ao lado de Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque, Grupo Rumo, Língua de Trapo e cantoras como Tetê Espíndola e Vânia Bastos.

Esse filme é o primeiro de cinco de uma série patrocinada pelo Itaú Cultural, intitulada Iconoclássicos. Terá também, respectivamente, com estreias previstas para agosto, setembro, outubro e novembro: "Ex-isto, de Cao Guimarães, inspirado pelo livro Catatau, do poeta Paulo Leminski; Assim é se lhe parece, de Carla Gallo, sobre o artista plástico Nelson Leirner; Evoé, de Tadeu Jungle e Eliane Cesar, sobre o diretor José Celso Martinez Correia; e Mr. Sganzerla, de Joel Pizzini, sobre o cineasta Rogério Sganzerla.

A ideia é que os filmes fiquem em cartaz por um mês, ou seja, temos alguns dias para assistir o primeiro da série. Em São Paulo, os locais são o Espaço Unibanco Pompéia, Espaço Unibanco Augusta e Arteplex Frei Caneca. Também em cartaz por um mês nas salas do mesmo cinema em Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Veja a relação completa com horários, endereços e datas. Abaixo, o trailer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics