.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Exposição: O Xingu dos irmãos Villas Bôas, no Sesc Pompeia

É quinta-feira, duas da tarde, e eu estou sentado em cima de uma tartaruga à margem de um lago de pedras brancas que reflete a imagem de um índio. Esse índio conta histórias, entre elas a do Qaurup, a festa que sua tribo faz para celebrar a morte (e a vida).

Perto de mim, uma garotinha mexe em um tacho cheio de farinha de mandioca e, conforme move as mãos, desenha figuras indígenas e as colore. Tudo isso aconteceu em São Paulo e eu não precisei consumir nenhum tipo de bebida alucinógena.

Desde quarta-feira passada, dia 13, o Sesc Pompeia (zona oeste) apresenta a exposição “O Xingu dos Villas Bôas”, trabalho que relembra os 50 anos da criação do Parque do Xingu e a trajetória do trio de sertanistas (Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Boas).

Índio conta histórias no Sesc
(Marcello Dantas/Arquivo Pessoal)
A exposição é uma parceria entre a 02 Filmes e Marcello Dantas (de quem já falamos aqui) e é fruto de uma pesquisa sobre a vida dos Villas Bôas - a história desse trio que decidiu largar uma vida classe média em São Paulo para primeiro conhecer e depois proteger o modo de vida dos índios está sendo filmada por Cao Hamburger e a produtora de Fernando Meirelles.

Quer for ao Sesc vai conhecer um pouco da saga dos indigenistas, da mudança de tratamento ao índio que eles conseguiram implementar no país (a criação do Parque do Xingu é uma delas) e aprenderá um pouco dos costumes das etnias que vivem na região.

O uso inteligente da tecnologia, não como pirotecnia, mas como instrumento para se contar histórias de modo que prenda os visitantes, é uma marca registrada de Marcello Dantas. Marcello usa recursos audiovisuais sem deixar que eles chamem mais atenção do que o conteúdo. É o drible em direção ao gol. O resultado é encantador. Quando se der conta, você estará sentado na beira de um lago escutando histórias de um índio ou voando em um helicóptero pelo parque do Xingu.

A presença de educadores (estudantes universitários) é outro ponto positivo da mostra. Não estão ali para ensinar nada, mas para auxiliar você a mergulhar nesse mundo.

Onde: Sesc Pompéia
Horários: Terça a sábado, das 13h às 18h; domingos e feriados, de 10h às 20h
Até quando: Até dia 7 de setembro
Quanto: É gratuito

Ricardo Viel é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics