.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os algorítmos são os novos editores?

Para Eli Pariser (ex-programador de computadores e atual ativista e cientista político), nesta palestra durante o TED, "a internet nos mostra aquilo que ela pensa que queremos ver, mas não necessariamente o que precisamos ver".

Ele se refere aos algorítimos usados nos resultados de pesquisa do Google, Facebook e afins. Um mesmo tema, de acordo com a relevância, aparece de diferentes formas (personalizadas) para os usuários da rede.

Cita dois amigos que digitaram Egito no Google. Para um deles, nenhuma informação sobre as revoltas na praça Tahir e para o outro, várias informações.

Critica, nesse sentido, a "relevância" como principal mecanimos de captação de informações e pede que os fazedores de algorítimos levem em conta outros fatores que ampliem nossa visão de mundo.

Já que do jeito que está, temos uma internet "editada" de modo a não sermos expostos a ideias e opiniões diferentes das nossas.

A apresentação do TED diz o seguinte: "a medida em que empresas da Web se esforçam para fornecer serviços sob medida para nossos gostos pessoais (incluindo notícias e resultados de pesquisa), acontece uma perigosa e não intencional consequência: Caímos na cilada dos "filtros-bolha" e não somos expostos à informações que poderiam desafiar ou ampliar nossa visão de mundo. Eli Pariser argumenta vigorosamente que isto, definitivamente, mostrar-se-á ruim para nós e para a democracia."

Meio confuso? Veja o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics