.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sábado, 29 de outubro de 2011

Cem anos das flores de Nelson

Nelson Cavaquinho (1911-1986), segundo o escritor Nelson Rodrigues, era um antídoto “para a obtusidade córnea reinante”. E neste 29 de outubro de 2011 completa-se 100 anos desde que nasceu. Ou melhor, ontem, sexta-feira, é a data verdadeira, segundo o próprio contou em documentário para a TV Cultura em meados da década de 1970.

E as homenagens a esse sambista graúdo, ex-PM, ajudante de eletricista, operário, bombeiro hidráulico e tirador de espolim (resíduos têxteis), criado na Lapa, estão em várias páginas de internet e nos jornais brasileiros. E muito mais na admiração de seus fãs. E Nelson, acreditem, começou na música dedilhando barbantes numa caixa de charutos.

Segundo o jornalista e pesquisador Tárik de Souza, em matéria para a Retrato do Brasil de julho – baixe o PDF aqui – “viveu na contramão da indústria cultural”. Cavaquinho morreu em 1985 por enfisema pulmonar – era um fumante compulsivo.

O NR indica, além da matéria de RB, outras duas, um especial multimídia do Estadão, da amiga Camila Matos e uma reportagem em quadrinhos, com texto de André Carvalho e arte de Alexandre de Maio, no Catraca Livre.

E para partir, seguir em frente, um samba clássico, no vídeo abaixo.



Thiago Domenici, jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics