.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Senhor

Foi com alegria similar a tomar um sorvete num domingo ensolarado que dei de cara com "O Melhor da Revista Senhor ", publicada pela Imprensa Oficial de São Paulo. Eu estava zanzando pelo centro velho de Sampa, quando vi essa delícia na vitrine da livraria.

Não pensei um segundo sequer na minha magra conta bancária. Entrei, comprei, sai. Procurei o primeiro café com mesinhas para me sentar e começar o deleite. Por décadas, sem folhear um único exemplar, ouvira falar da excelência da revista Senhor.

Diziam: a Senhor tem excelência no texto e no visual. Aqui para nós uma dobradinha rara. Pois hoje ou se capricha no texto e se esquece do layout, ou se faz uma revista linda com nada de estimulante para ler. Por que é assim? Sei lá.

A Senhor existiu de 1959 a 1964. Ela teve um mecenas, o Simão Waissman - um dos diretores da editora Delta-Larousse - que vendia a crédito coleções de livros. Na época um estrondoso sucesso. Simão imaginou que uma revista especial traria prestígio para a editora.

Ele propôs : "Quem comprar uma coleção da Delta ganha uma assinatura da revista". Simão chamou o editor Nahum Sirotsky para comandar o time. E aí vieram para o texto Paulo Francis, com 28 anos e Luiz Lobo, com 25. Para o visual chamou Carlos Scliar, Glauco Rodrigues, e Jaguar - então um garoto de 26 anos.

Depois a Senhor ainda teria como editores Odylo Costa, filho e Reynaldo Jardim. E preste atenção nos colaboradores: Antonio Maria, Drummond, Cony, Clarice Lispector, Jorge Amado, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Flávio Rangel, Janio de Freitas, Marques Rebelo, Millôr Fernandes, Rubem Braga, Ivan Lessa.

Além de muitos outros. Impossível citar todos, porque esta crônica viraria uma lista. Uma crônica nunca deve ser uma lista. Uma crônica deve ser o quê? Sei lá. Talvez um golinho de emoção.

O fato é que a tal Senhor, "uma senhora revista", que visito e revisito desde o dia da compra (faz dois meses) me deleita e também estimula a reflexão. Prazer e pensamento, existe dupla melhor?

Penso que nessa época de internet 2.0 (quando todos podem se expressar - o que é muito bom, pois é um direito) tem muita coisa fraquinha circulando. Então é um show encontrar a turma da Senhor. Maestros do texto e do layout.

fernanda pompeu, webcronista do Yahoo e colunista do Nota de Rodapé, escreve às quintas. Fernando Carvall, ilustração especial para o texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics