.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O analfabeto midiático


por Celso Vicenzi (com a “ajuda” de Bertolt Brecht)*

O pior analfabeto é o analfabeto midiático.

Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos. Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.

Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.

O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens. Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.

O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.”

O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos. E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres. Em resumo: destroem a democracia. Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer: Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.


*Celso Vicenzi, jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, com atuação em rádio, TV, jornal, revista e assessoria de imprensa. Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia. Autor de “Gol é Orgasmo”, com ilustrações de Paulo Caruso, editora Unisul. Escreve humor no tuíter @celso_vicenzi. “Tantos anos como autodidata me transformaram nisso que hoje sou: um autoignorante!”. Mantém no NR a coluna Letras e Caracteres.

20 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico texto...

Leandro M. disse...

Acho pertinente tudo que falou, particularmente, por ter se apoiado no analfabeto politico. mas censurar o uso de bandeiras partidarias é tb não ser usado, como muito ocorreu e ocorre. Parece que há um nivel de ingenuidade ou parcialidade da sua parte. Ou será que na sua cidade não estão usando toda essa gama de movimentos?

Anônimo disse...

Entendi e também percebi sua linha ideológica. Parabéns pelo texto. Critica a mídia como se só existisse uma. Tem várias e o texto se baseia na falha comunista de tentar destruir a maior mídia de um país. Hugo Chávez, a Presidente da Argentina, China, etc... O que farão agora, adotarão o Mídia Ninja como uma TV aberta e financiada, MAIS, pelo governo? F*%$k y&@

Wagner Baggio disse...

A constatação do texto fundamenta, em grande parte, a "euforia" das manifestações de rua. O pano de fundo, todos sabemos, é o tal do "sistema" que a todos engole em maior ou menor proporção. Desde as priscas eras do homem civilizado a massa é controlada pela igreja, pela política, pelos governos, pelos corporativismos. Destaco, do ponto de vista formal, o uso do termo "midia" como referência a "todos os meios". Portanto, não existem "midias". Para aprofundar mais um pouquinho: Singular no latim é "médium", plural é "média", cuja pronúncia é "midia" no inglês. Chega. Forte abraço a todos.

Anônimo disse...

Bela análise!

Anônimo disse...

Parabéns. Excelente reflexão. Muito inteligente e criativo. E sobre a repulsa aos partidos, temos que cuidar para não nos aproximarmos do raciocínio fascista. Abraço.

Murilo Silva
Floripa - SC

anna disse...

Muito bom!

Charles Fonseca disse...

Brilhante análise infectolulopetista.

Yalçın disse...

Ankara
Antalya
istanbul
Ordu
izmir
5DJVL

HyperspacePhantomXYOLG129 disse...

malatya evden eve nakliyat
artvin evden eve nakliyat
kocaeli evden eve nakliyat
ankara evden eve nakliyat
düzce evden eve nakliyat
US7

CelestialDreameress disse...

bartın evden eve nakliyat
edirne evden eve nakliyat
mersin evden eve nakliyat
sinop evden eve nakliyat
siirt evden eve nakliyat
GQTUVİ

35DA1JadeBE4BD disse...

34343
Amasya Şehir İçi Nakliyat
Tokat Parça Eşya Taşıma
Karaman Evden Eve Nakliyat
Kastamonu Lojistik
Trabzon Lojistik
Bolu Evden Eve Nakliyat
Nevşehir Parça Eşya Taşıma
Ankara Boya Ustası
Çerkezköy Televizyon Tamircisi

4B04AChelsea20CEE disse...

CB4A0
Tekirdağ Parça Eşya Taşıma
Çerkezköy Kurtarıcı
Aydın Şehirler Arası Nakliyat
Bibox Güvenilir mi
Ünye Oto Elektrik
Sinop Şehir İçi Nakliyat
Çanakkale Evden Eve Nakliyat
Adıyaman Parça Eşya Taşıma
Çerkezköy Organizasyon

143DBJoeDB319 disse...

46650
Afyon Şehirler Arası Nakliyat
Çerkezköy Fayans Ustası
Sivas Parça Eşya Taşıma
Çerkezköy Buzdolabı Tamircisi
Çerkezköy Mutfak Dolabı
Bursa Lojistik
Batman Şehirler Arası Nakliyat
Adıyaman Parça Eşya Taşıma
Muş Şehirler Arası Nakliyat

5C76FErikaD0307 disse...

696C2
binance %20

29950Evie3F158 disse...

60227
binance indirim kodu %20

13EC1Joshua7FDA1 disse...

D3C38
Ordu Kadınlarla Sohbet Et
Sinop Canlı Sohbet Odaları
ücretsiz sohbet uygulamaları
bartın random görüntülü sohbet
telefonda rastgele sohbet
Kayseri Canli Sohbet Bedava
antalya en iyi ücretsiz sohbet siteleri
karaman mobil sohbet chat
Trabzon Rastgele Sohbet

D9B6EChester37D85 disse...

EEF02
çanakkale seslı sohbet sıtelerı
kastamonu mobil sohbet sitesi
Tunceli En İyi Rastgele Görüntülü Sohbet
antep sesli sohbet sesli chat
Bitlis Ücretsiz Görüntülü Sohbet
Tekirdağ Görüntülü Sohbet Kadınlarla
maraş canlı sohbet bedava
Samsun Bedava Sohbet
Karaman Kadınlarla Ücretsiz Sohbet

8A658Cody6BAC5 disse...

FF050
Bone Coin Hangi Borsada
Sohbet
Bitcoin Giriş Nasıl Yapılır
Spotify Takipçi Satın Al
Bitcoin Üretme
Threads Takipçi Satın Al
Bitcoin Yatırımı Nasıl Yapılır
Binance Referans Kodu
Kripto Para Madenciliği Siteleri

6EA92LayneA52A4 disse...

4152F
uniswap
poocoin
ledger desktop
ellipal
phantom
poocoin
arbitrum
ledger wallet
quickswap

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics