.

.
30 de Julho de 1929, jovens velejadoras no porto de Deauville, França (Getty Images)

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Pisando o astro, distraído

Em 1967, o hoje festejado Tomás Eloy Martínez, autor de O cantor de tango, editava uma revista, a Primera Plana, em Buenos Aires. Certo dia, o jornalista recebeu um telefonema da editora Sudamericana. O editor Francisco Porrua o convidava a conhecer a obra de um novo escritor. Martínez deixou a revista e se dirigiu à casa de Porrua. Como a distância era curta, resolveu andar, apesar da chuva.
Ao chegar, pisou os papéis jogados no chão. Naquela época, era costume portenho proteger o assoalho com jornais nos dias de chuva. Não era essa, porém, a intenção de Porrua. Ao devorar a primeira cópia de Cem anos de solidão, espalhara pela casa algumas páginas do romance do jovem a ser apresentado. "Por sorte as folhas estavam viradas para baixo", contou Martínez a EntreLivros.
As marcas das solas dos sapatos de Martínez ainda estão lá, no verso das páginas 97 a 107, atingidas antes que Porrua impedisse o jornalista de enlamear a obra-prima de Gabriel García Márquez, então promissor escritor colombiano. Mais tarde, Martínez se redimiu da gafe. "Até onde sei, a primeira resenha crítica de seu romance foi escrita por mim."
Fonte: Revista Entrelivros (www.revistaentrelivros.com.br), Ano I, Nº I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas e a falta de identificação do leitor serão excluídos.

Web Analytics